A GNR e a PSP iniciam esta sexta-feira as operações “Páscoa 2025” e “Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2025”, respetivamente, que se irão prolongar até ao dia 21 de abril, abrangendo todo o território nacional, segundo anunciaram em comunicado.
Durante a operação do ano passado, a PSP registou, nas zonas sob a sua jurisdição, um total de 1.352 acidentes, dos quais resultaram um morto, 377 feridos ligeiros e 15 feridos com gravidade.
Nesta edição, a PSP irá reforçar a presença em locais com grande afluxo de pessoas, especialmente nos principais centros urbanos, como zonas comerciais, áreas turísticas e interfaces de transportes públicos.
A atuação policial será também intensificada junto de espaços de diversão noturna, tendo em conta a maior mobilidade de estudantes durante o período de pausa escolar.
Num alerta adicional, a PSP recomenda precauções para evitar furtos em residências, sublinhando a importância de manter portas e janelas bem fechadas durante as ausências, mesmo que breves, e evitando divulgar essas ausências nas redes sociais.
A PSP estará ainda envolvida na vigilância e controlo de segurança em aeroportos, bem como em ações de fiscalização nas estradas principais e nos acessos a interfaces de transporte.
Por seu lado, a GNR focar-se-á na prevenção da criminalidade e na redução da sinistralidade rodoviária durante este período festivo.
A GNR apela a uma condução responsável, pedindo aos condutores que moderem a velocidade de acordo com as condições do tempo, do pavimento e do trânsito, e que evitem manobras perigosas ou que possam prejudicar a fluidez do tráfego ou causar acidentes.
ovilaverdense@gmail.com