O Pudim Abade de Priscos está na final distrital de Braga das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal. As votações têm início esta quinta-feira, 27 de Junho, e decorrem até dia 15 de Agosto (prazo das votações para os candidatos do Distrito de Braga).
Candidataram-se a esta eleição 907 doces de todo o país e no passado dia 7 de Maio foi revelada a lista de 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final de 140 doces, que assim avançaram para votação do público.
Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.
Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em directo na RTP1 transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase, os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.
A Gala Finalíssima decorre a 7 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.