PAÍS

PAÍS -

Quase metade dos créditos em Portugal não são pagos a tempo

Quase metade das famílias portuguesas tem dificuldades em poupar dinheiro e pagar créditos a tempo, segundo o primeiro Barómetro de Hábitos Financeiros dos Portugueses. Trata-se de uma iniciativa do portal Doutor Finanças, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa.

No Dia Internacional das Famílias, marcado esta quinta-feira, o inquérito mostra que 45% delas não consegue poupar e duas em cada 10 gastam tudo. Em quem poupa, muito perto de metade não consegue ir além de 20%.

O estudo aponta que 29% dos inquiridos aponta que as poupanças vão para depósitos a prazo. Seguem-se os Certificados de Aforro, apontados por 15%.

Ainda, quase 60% recorre à banca para investir, em destaque as mulheres. Em critérios para escolher onde depositam o dinheiro elegem a segurança e a rentabilidade.

No estudo, 27% diz ter crédito à habitação, mas só 53% paga as prestações sem falhas e dentro dos prazos. Ainda, 42% não responderam a esta questão.

O dinheiro não costuma ser assunto em família em mais de um terço e só 54% dos casais têm conta conjunta.

Os filhos raramente são envolvidos na gestão do seu dinheiro, sendo que a maioria dos pais opta por lhes ir dando conforme precisam. Acima dos 10 anos, apenas 30 a 40% das crianças recebem semanada ou mesada.

O barómetro foi realizado entre 2 e 17 de abril com 700 respostas válidas de residentes em Portugal entre os 18 e os 65 anos.

A margem de erro máximo é de 4%, com nível de confiança de 95%.

ovilaverdense@gmail.com

Com Rádio Renascença

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE