Vila Verde vive a 30ª edição da Festa das Colheitas, entre os dias 05 e 09 de Outubro, numa iniciativa que pretende valorizar as tradições e o mundo rural com um programa abrangente que inclui várias actividades, como um concerto do cantor Quim Barreiros.
Para a presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, trata-se de um «hino ao mundo rural», que serve, por um lado, para «louvar as tradições e a cultura» de Vila Verde e, por outro, para criar dinamismo económico com o escoamento dos produtos da terra.
«Este é um evento icónico e que se assume como ponto alto da programação da Rota das Colheitas. Mantemos no cartaz os seus eventos mais emblemáticos, como a “Festa do Caurdo”, a corrida de cavalos, os festivais folclóricos e os vários concursos», explicou, esta quarta-feira, na apresentação oficial da iniciativa.
Esperando «milhares de visitantes», Júlia Fernandes destacou também o «excelente contributo» que a Festa das Colheitas dá para a dinâmica económica do concelho, ao mesmo tempo que se assume como «ponto de encontro» da população e permite «evidenciar o que de melhor é feito pelas instituições e associações» locais.
A feira-mostra contará com cerca de centena e meia de expositores, 68 deles relacionados com artesanato, havendo igualmente espaços reservados para as máquinas agrícolas, o fumeiro e a presença de várias entidades, além do festival gastronómico que cumpre a sua 15ª edição.
PROGRAMA
A abertura e a inauguração oficial da Festa das Colheitas e da XXX Feira Mostra dos Produtos Regionais de Vila Verde está marcada para o feriado de 05 de Outubro, às 11h00, no recinto situado no campo da feira.
Nesse primeiro dia, entre as 14h00 e as 19h00, decorrerá o Encontro Nacional de Tocadores de Cavaquinho. À noite haverá um magusto típico animado pelas rusgas (21h00) e o espectáculo do cantor Jorge Loureiro (22h30).
Na quinta-feira, além de ateliers e palestras, o recinto vai receber uma desfolhada minhota às 21h00, que antecede o concerto de Quim Barreiros, marcado para as 22h30.
Os concursos de artesanato, mel e doces típicos – marmelada acontecerão na sexta-feira de manhã. A noite será animada por uma pisada de uvas (21h00) e por cantares ao desafio (22h30) com vários participantes: Loureiro, Taty, Anjinho, Cristiana, Malheiro, Irene, Diana, Naty, Soutelo, Loureiro B., Mikael Akordeon, Silva, Zé Braga e Né.
A tarde de sábado vai colocar em evidência a “prata da casa”, com os concertos da Academia de Música de Vila Verde, da Banda Musical de Vila Verde e da Orquestra Com’Traste, que resulta da Escola de Música da Vila de Prado.
O dia tem como pontos altos a XIX “Festa do Caurdo” a partir das 19h00 e o Festival Folclórico Concelhio, pelas 21h30, com o Rancho Infantil de Atiães, o Rancho Infantil de Pico de Regalados, o Rancho Folclórico de Cervães, o Rancho Folclórico de Turiz, o Rancho Folclórico de Moure, o Rancho Folclórico de Pedregais e o Rancho Folclórico de Prado São Miguel.
No domingo de manhã, pelas 11h00, será celebrada a Missa das Colheitas. À tarde, o Campo da Cruz do Reguengo recebe a tradicional corrida de cavalos (14h30) e a partir das 15h00 são esperadas largas dezenas de participantes para dar corpo ao XXV Encontro de Tocadores de Concertinas. A 30ª Festa das Colheitas de Vila Verde encerra nesse dia às 20h00.