Ao longo do ano de 2022, a Quinta Pedagógica de Braga entregou mais de uma tonelada de produtos alimentares a instituições de solidariedade social do concelho, anunciou esta quinta-feira a autarquia.
No total foram 1,105 kg de produtos hortícolas produzidos nas suas hortas, que foram doados a instituições que confeccionam diariamente refeições para apoio a cidadãos em situação de fragilidade económica e social, nomeadamente Cáritas, Cruz Vermelha, ‘Virar a Página’, AIA e ao Banco Alimentar contra a Fome de Braga.
“Os produtos excedentes são então doados a instituições de solidariedade social do concelho, e dadas as características perecíveis dos produtos, são entregues a instituições que preparam refeições”, refere a autarquia.
A Quinta Pedagógica que tem no seu objectivo ser um centro de experimentação e sensibilização agro-ambiental, dinamiza ao longo do ano, todos os ciclos culturais das culturas temporárias e perenes, nomeadamente dos produtos hortofrutícolas. Este equipamento municipal dispõe de hortas de ar livre, em estufa e um pomar com várias variedades de fruteiras, inclusive variedades regionais.
A Quinta faz cultivo das mais variadas culturas, para que as crianças que visitam o espaço tenham a oportunidade de colocar as mãos na terra, semeando ou plantando, mas também, ao participarem nas visitas guiadas, aprendam quais são as culturas de época, qual a árvore que produz o fruto que comem, numa verdadeira missão de educação alimentar.
A Câmara avança que no dia 23 de Janeiro é apresentado um novo projecto de ‘Hortas Sociais e Terapêuticas’ que irá nascer na Quinta Pedagógica e ao qual a CERCI Braga se junta com os seus utentes, em parceria com os voluntários, passando a ser mais uma entidade beneficiária das colheitas.