O cabeça-de-lista do PAN pelo círculo eleitoral de Braga, Rafael Pinto, visitou a Escola Secundária Santos Simões, em Guimarães, onde defendeu que o Estado deve apoiar os projectos desenvolvidos pelo alunos, nomeadamente de promoção do bem-estar animal.
Naquela escola, o candidato visitou o Gatil Simãozinho, recentemente premiado, que que garante “todas as condições de bem-estar e de apoio médico-veterinário” aos 45 animais que ali se encontram.
Rafael Pinto ficou ainda a saber que as verbas advêm de doações, parcerias, do orçamento participativo da autarquia, mas também de projectos desenvolvidos pelos alunos, como uma feira de livros usados cujas vendas reverteram para o gatil.
“Este é um projecto único ao nível nacional que muito deve orgulhar a comunidade escolar e vimaranense”, elogiou.
“Precisamos de mais programas destes nas escolas, em várias áreas, para dinamizar a educação e contribuir para um melhor ambiente escolar”, acrescentou.
Para o cabeça-de-lista do Pessoas-Animais-Natureza o envolvimento dos alunos “a este nível ajuda também no processo de ensino e educação fora das salas de aula. É essencial que o nosso sistema de ensino valorize estas atividades”.
Rafael Pinto lamentou que estes projectos “sejam pouco apoiado pelo Estado, sobrevivendo apenas da boa vontade dos intervenientes, o que pode constituir um risco para a sua sustentabilidade”.