Depois de dois anos de interregno, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro acolhe, no dia 21 de Agosto de 2022, a Peregrinação dos Emigrantes. Nesse dia, os ranchos folclóricos da região voltam a “Bailar à Senhora”.
Esta é segunda maior peregrinação anual ao alto do monte de Espinho, dedicada particularmente à comunidade emigrante.
Partindo da Basílica do Bom Jesus do Monte, às 9.30 horas, a Peregrinação dos Emigrantes deve chegar à esplanada da Cripta do Santuário do Sameiro por volta das 11 horas.A receção é feita pelos ranchos folclóricos que integram o espetáculo “Vamos bailar à Senhora”, que interpretarão algumas músicas e danças, acolhendo desta forma festiva os peregrinos.
Às 11.30 horas será celebrada uma eucaristia solene na cripta, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo auxiliar de Braga, com a animação musical do Coro do Sameiro.
FOLCLORE (Danças e cantares)
No início da tarde, pelas 14.30 horas, decorre na esplanada do Santuário o espetáculo “Vamos bailar à Senhora”, que enquadra a atuação dos grupos folclóricos que vão interpretar músicas e danças populares em louvor de Nossa Senhora.
De acordo com a organização, serão realizados seis bailes até às 16 horas, sob direção artística de Hermínio da Costa Machado. Os ensaios para o evento iniciaram em meados e Julho, na Junta de Freguesia de Moure, Vila Verde, estando previsto um ensaio geral na cidade de Braga.
TRAJE A RIGOR
Os grupos folclóricos da região foram desafiados a participarem no evento nas modalidades de tocata e/ou corpo de dança. Os trajes a envergar serão de festa. Os que não os tiverem deverão apresentar-se com fato domingueiro contemporâneo, eles de fato e gravata, elas de vestido, ou saia-casaco, ou calça e blusa.
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM