REGIÃO –

REGIÃO – -

Reabilitação da Igreja da Misericórdia de Barcelos revela património artístico

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No decorrer das obras de restauro da Igreja da Misericórdia de Barcelos, os especialistas da Universidade do Minho e da Arquidiocese de Braga que acompanham a intervenção detectaram património artístico em deterioração, além do que já era previsto, pelo que não se podiam limitar ao telhado e à Capela-Mor.

Assim, também o Altar de Santo António, o Altar de Nossa Senhora da Conceição, o Altar do Senhor da Cana Verde, as sanefas, bem como as molduras e pinturas da Igreja, estão a ser ou serão ainda beneficiados com trabalhos de restauro. Iniciadas em Julho, as obras de conservação e restauro já permitiram dar nova vida ao património intervencionado. Entre ele, estão duas obras de arte, uma retratando a Conversão de S. Paulo, a outra a Ceia de Emaús.

PUBLICIDADE

“Procedendo-se à limpeza dos dois grandes quadros de pintura sobre tela, que estavam na Capela-Mor da Igreja da Misericórdia, descobriu-se que as pinturas têm agora uma leitura completamente diferente. Vamos esperar pelo final da limpeza para se perceber o seu verdadeiro carácter”, explicou Paula Bessa, historiadora de arte e investigadora da Universidade do Minho.

O provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis, afirma que “os trabalhos de investigação ajudarão a lançar mais luz sobre a importância destas obras de arte, considerando que “é preciso dar tempo ao tempo e, sobretudo, continuar a fazer as obras de restauro que têm de ser feitas e da forma mais correcta”.

Nuno Reis deixa ainda um apelo: “quando se fala desta igreja, fala-se de um património que não é apenas importante para a instituição, é de interesse para a região. É inegável o seu valor histórico, cultural e religioso. Infelizmente não existem tantos beneméritos como no passado, mas o pouco que cada um possa doar para ajudar a concretizar esta obra de interesse público é bem-vindo”.

Entretanto, a intervenção na Igreja da Misericórdia prossegue, estando a conclusão dos trabalhos prevista para o final de Outubro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS