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Reclamações da Câmara de Braga aumentaram no último mandato mas as resoluções também, revela Portal da Queixa

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A Câmara de Braga é a terceira autarquia do país que mais queixas recebeu entre 2017 – 2021, mas ocupa o mesmo lugar no ranking quanto ao parâmetro Índice de Satisfação. Já Viana do Castelo é o município que mais viu o número de reclamações a crescer no mesmo período, ou seja, no decurso do último mandato autárquico.

O estudo é do Portal da Queixa que, com as eleições Autárquicas à porta, quis apurar os principais problemas e preocupações – de foro municipal – que mais inquietaram os portugueses durante o mandato que agora termina (2017 – 2021).

Foi registado um aumento de 392% do número total de reclamações dirigidas às entidades autárquicas, em comparação com o período homólogo (do mandato anterior). 

Os principais motivos de reclamação dos munícipes estão relacionados com Infra-estruturas, Serviços e Ambiente, revela uma análise focada nas queixas dirigidas às 18 Câmaras Municipais das capitais de distrito do país.

Entre 1 de Outubro de 2017 e 31 de Julho de 2021, o Portal a Queixa recebeu um total de 6.988 queixas, um crescimento de 392% em comparação com o período homólogo do mandato anterior. De 1 de Outubro de 2013 até 31 de Julho de 2017, foram registadas na maior rede social de consumidores de Portugal apenas 1.419 reclamações.

O estudo permitiu concluir que Lisboa (1.496), Porto (407) e Braga (191) foram, neste mandato que agora termina, as autarquias que receberam, no Portal da Queixa, o maior volume de reclamações por parte dos seus munícipes, um resultado que, refere o estudo, “está relacionado com o facto de pertencerem às zonas mais urbanizadas do país e àquelas que apresentam uma maior densidade populacional”.

Por outro lado, as autarquias de Portalegre (10), Bragança (7) e Guarda (5) são as que menos reclamações têm registadas no Portal da Queixa. No estudo, evidencia-se a Câmara Municipal de Vila Real concelho que, ao longo do mandato actual, não registou uma única reclamação.

Na análise efectuada, o indicador de variação – do crescimento entre os períodos dos dois mandatos -, aponta percentagens significativas de subida das reclamações nos municípios de Viana de Castelo (1.300%), em Beja (1.000%) e Faro (825%).

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO

Relativamente ao parâmetro Índice de Satisfação – pontuação atribuída a cada entidade no Portal da Queixa -, são cinco as autarquias que demonstram uma maior preocupação em responder e resolver os problemas reportados pelos seus munícipes. Com as melhores pontuações destacam-se as câmaras de Lisboa, Faro, Braga, Leiria e Setúbal.

 

Câmara Municipal Índice de Satisfação Taxa de Resposta Taxa de Solução Reclamações

2017/2021

Variação face a 

2013 a 2017

Lisboa 79,7 100,00% 73,90% 1496 696%
Faro 78,7 100,00% 84,60% 37 825%
Braga 48,5 97,80% 24,40% 191 730%
Leiria 37 83,30% 36,40% 51 467%
Setúbal 28,3 50,00% 25,00% 98 326%
Beja 25,8 33,30% 14,30% 22 1000%
Santarém 22,5 17,20% 17,90% 19 171%
Castelo Branco 21,4 25,00% 26,30% 13 86%
Bragança 20,4 28,60% 28,60% 7 (0 reclamações)
Porto 18,5 16,70% 17,50% 407 254%
Évora 17,5 25,00% 25,00% 42 200%
Viseu 17,4 29,40% 20,00% 57 338%
Coimbra 14,9 14,30% 15,00% 91 133%
Aveiro 13,3 16,70% 20,00% 41 486%
Guarda 11,7 16,70% 16,70% 5 400%
Viana do Castelo 11,6 22,20% 14,30% 28 1300%
Portalegre 7,3 16,70% 0,00% 10 400%
Vila Real N/A N/A N/A 0 0%

Análise com base nas 18 câmaras municipais que são capitais de distrito. Período em análise: 1 de Janeiro de 2021 a 31 de Julho a 2021.

 

TIPO DE RECLAMAÇÕES

De acordo com o estudo do Portal da Queixa, analisando as cinco câmaras municipais com maior número reclamações (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Viseu) – e que representam 88% do total de reclamações dirigidas às 18 autarquias analisadas –, conclui-se que os principais motivos de reclamação dos munícipes estão relacionados com Infra-estruturas (obras públicas, reparações, iluminação das ruas, problemas de sinalização, etc.); Serviços (problemas com serviços dos municípios, falta de resposta, mau atendimento, etc.); Ambiente (manutenção e cuidado de espaços verdes, recolha do lixo, limpeza de espaços públicos, pragas, etc.);  Licenciamentos (licenças camarárias, fiscalizações, multas, problemas de estacionamento, queixas de ruído, etc.); Habitação (problemas com habitação particular, concursos públicos de habitação, etc.); e Saúde Pública (queixas para problemas de segurança e saúde pública).

CM Porto CM Lisboa CM Braga CM Coimbra CM Viseu
Infraestruturas 23 36% 83 25% 9 38% 3 21% 4 36%
Serviços 7 11% 20 6% 4 17% 4 29% 3 27%
Ambiente 13 20% 82 25% 6 25% 3 21% 2 18%
Licenciamento 10 16% 99 30% 3 13% 3 21% 2 18%
Habitação 0 0% 2 1% 1 4% 1 7% 0 0%
Saúde Pública 2 3% 3 1% 0 0% 0 0% 0 0%
Outros 9 14% 42 13% 1 4% 0 0% 0 0%
Total Reclamações 64 331 24 14 11

*Período em análise: 1 de Janeiro de 2021 a 31 de Julho a 2021

 

“Este estudo revela a existência de uma correlação positiva entre a variável em estudo (reclamações) com a caracterização sociodemográfica dos próprios concelhos analisados, evidenciando-se ainda que, a reclamação do consumidor/munícipe realça, de forma muito clara, uma atitude moderna, de maturidade civilizacional e de consciência cívica, atestando o impacto social da nossa plataforma num ecossistema do consumo justo e equilibrado e na literacia digital no seio da sociedade portuguesa”, sublinha Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust.

Recorde-se que, o Portal da Queixa desenvolveu em 2019, um projecto de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que visa estabelecer protocolos de colaboração com várias entidades de gestão pública. O objectivo é possibilitar aos organismos estatais o acesso gratuito a um conjunto de serviços e condições especiais através da sua plataforma.

De referir que, já aderiram a este projecto de RSE nove câmaras municipais do país. O intuito da parceria é melhorar a performance da autarquia na gestão de reclamações e na agilização da comunicação com os seus munícipes.

O Portal da Queixa é visitado por mais de 3 milhões de consumidores por mês e recebe uma média mensal de 15.000 reclamações. Tem mais de 700.000 utilizadores registados e 9.000 marcas estão presentes na plataforma.

A maioria das pessoas procura a plataforma para comunicar directamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, para compararem marcas com base no Índice de Satisfação. Mais de 90% dos visitantes do Portal da Queixa, não efectua uma reclamação, pesquisa informações sobre uma marca ou serviço antes de proceder à decisão da compra final.

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