A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), em Vila Verde, assinala esta terça-feira 29 anos de actividade, tendo para isso juntado a comunidade escolar e seus parceiros por forma a comemorar a «efeméride». Para o Director Geral da Escola, João Luís Nogueira, «fazer anos é sinónimo de vitalidade». «Quando na realização desta efeméride nos sentimos orgulhosos do passado é sinal de que estamos a progredir e estamos a fazer melhor que ontem, projectando que o amanhã seja melhor que hoje. Esse é o nosso grande desígnio na educação», destacou.
«MAIS DE 7000 JOVENS FORMADOS E MAIS DE 200 JOVENS E ADULTOS CERTIFICADOS»
Em declarações ao “OVilaverdense”, João Luís Nogueira afirmou que «a educação precisa de desafios, sensibilidades, disponibilidade e motivação e para isso é preciso encontrar os recursos e as palavras adequadas».
«Os nossos professores têm, seguramente, a profissão mais difícil do mundo. Têm que ter capacidades humanas, competências técnicas, ser tolerantes, solidários e usar instrumentos de valorização e resposabilização dos nossos alunos. Só assim é que nos últimos 29 anos temos mais de 7000 jovens formados e ano após ano temos mais de 200 jovens e adultos certificados. É um grande orgulho trabalhar com estes jovens, que são voluntariosos, solidários, levam a sua formação à séria e são responsáveis. O resultado é que 90% têm emprego e 7% seguem estudos superiores. Sentimo-nos realizados pela confiança que as famílias depositaram em nós e que as instituições parceiras continuam a colaborar e a trabalhar connosco. As autarquias locais têm sido solidárias e motivadoras da nossa actividade, o que nos responsabiliza no dia-a-dia», acrescentou.
«RECONHECIMENTO E GRATIDÃO»
Deixando uma mensagem sobre o aniversário, João Luís Nogueira sublinhou duas palavras: «Reconhecimento e Gratidão».
«É essa a grande mensagem. Ninguém leva um projecto destes sozinho avante e ninguém faz 29 anos se não estiver bem alimentado, bem nutrido e bem preparado. Todos aqueles que nos trouxeram até aos dias de hoje estão de parabéns e têm o nosso reconhecimento», apontou.
CRESCIMENTO À VISTA
Antes de terminar, João Luís Nogueira reforçou, ainda, a necessidade de obras no estabelecimento de ensino com vista ao seu crescimento e capacitação.
«29 anos não permitem que vivamos nos mesmos espaços de há 25 anos. Precisamos de melhorar as nossas instalações e estamos a trabalhar para isso», vincou.
Mais desenvolvimentos na edição impressa de Outubro de 2022.