BRAGA

BRAGA -

Rei de Espanha e Presidente da República Italiana apelaram em Braga à paz e ao respeito pelos direitos humanos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No “Encontro COTEC Europa”, que decorreu esta quarta-feira no Theatro Circo, em Braga, o Rei Filipe VI de Espanha apelou à paz na Ucrânia, ao respeito pelos direitos humanos e a um acordo pacífico, sublinhando que «não se pode dar nada por garantido».

Num encontro que teve como mote “A Cultura ao Encontro da Inovação” e que também contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente italiano, Sergio Mattarella, o rei espanhol recordou que a cultura de inovação «também acontece quando se utiliza para prevenir as ameaças».

Neste contexto de cultura e inovação, Filipe VI esperou que este «sirva para recordar o povo ucraniano, que está a sofrer uma terrível agressão», garantindo que «não podemos deixar de pensar no sofrimento destes dias».

Desta forma, «ao fazê-lo, apelamos a princípios como a paz, a cooperação, o respeito pelos direitos humanos e ao desejo de um acordo pacífico das diferenças», apelou o monarca espanhol, que afirmou que «inovar implica que as coisas podem sempre melhorar».

Por fim, Filipe VI alertou que «tudo o que se conseguiu pode estar em risco», caso não se continue «a trabalhar na defesa e proteção das nossas sociedades», frisando que este deve ser um trabalho constante.

Já o Presidente da República de Itália, Sergio Mattarella, afirmou que estes encontros permitem a troca de opiniões sobre temas de interesse comum aos três países, recordando igualmente a situação vivida na Ucrânia.

«O contexto internacional mudou profundamente e não podemos prescindir das nossas opiniões acerca da agressão injustificada, criada pela Federação Russa na Ucrânia», destacou Sergio Mattarella, considerando esse ataque um «atentado à liberdade e à independência de um país».

Este Encontro COTEC Europa juntou a presença de centenas de empresários, sobretudo pequenos e médios empresários dos três países. Em Portugal, a COTEC engloba empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e pequenas e médias Empresas, em vários sectores de actividade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.