As obras de requalificação da Avenida de São Pedro, em Braga, vão representar a primeira fase de intervenção prevista pelo Município de Braga para a totalidade da Variante do Fojo.
Esta requalificação iniciou-se precisamente por esta Avenida, face à necessidade de aumentar as suas condições de segurança e eliminar a passagem superior para peões existentes no local. Para além disso, esta obra procura aumentar as condições de segurança para os peões e vai permitir a criação de uma ciclovia.
Actualmente, a obra encontra-se em execução e esta nova ciclovia vai ter cerca de um quilómetro nos dois sentidos, numa intervenção que vai incluir também a repavimentação das vias, de forma a oferecer «legibilidade, conforto e segurança aos utilizadores».
Para além disso, as passadeiras no local vão ser sobrelevadas, de forma a conter a velocidade automóvel e a aumentar a segurança dos peões, sendo que a empreitada está prevista de estar concluída no final do mês de Maio.
Olga Pereira, vereadora do município, referiu que «toda a variante do Fojo carece de uma requalificação» e que esta deve ser capaz de «regular e desacelerar o trânsito, criar maiores condições de segurança aos peões e permitir a utilização de modos de transporte suaves».
A vereadora acrescentou ainda que este se trata do «primeiro passo de uma intervenção abrangente», que sairá beneficiada com a requalificação já realizada na Variante da Encosta, dado que «estas duas zonas de ciclovia estarão ligadas e farão a conexão ao campus de Gualtar da Universidade do Minho».
O projecto para a requalificação dos restantes troços da Variante do Fojo está a ser preparado e deverá ser apresentado em sede de reunião do Executivo Municipal no próximo mês de Julho.