A primeira de sete esplanadas do centro de Vila Verde que ocupam lugares de estacionamento concessionado está a ser retirada, depois de os proprietários terem sido formalmente notificados para o fazer. Os empresários estão revoltados por acontecer em pleno Verão.
Ao que o jornal “O Vilaverdense” apurou, em causa está o facto de estas estruturas, montadas desde a pandemia de covid-19 para suprir a falta de espaço, ocuparem lugares de estacionamento à superfície que estão concessionados à Sociparque.
Até ao momento, três das sete esplanadas foram retiradas voluntariamente. Nas outras quatro, uma já começou esta quarta-feira a ser desmontada pelos serviços municipais.
A situação está a provocar desagrado aos empresários, tendo em conta a apetência por estes locais no período de verão.
«Porquê esta esplanada em primeiro lugar?» – questionam os proprietários. «Há vilaverdenses de primeira e outros de segunda!», exclamam.
Contactada a propósito, fonte da Câmara de Vila Verde explicou que a situação «segue os trâmites e os procedimentos legais», tendo a autarquia desencadeado os mecanismos necessários com vista à posse administrativa nos «prazos legais normais».
«Foram seguidos os trâmites necessários e houve uma comunicação para que os proprietários procedessem, no espaço de 30 dias, à retirada das esplanadas», sublinhou a mesma fonte.
Alguns empresários estarão a protelar a retirada pela via jurídica, mas a desmontagem acabará mesmo por acontecer.
A mesma fonte realça que, «infelizmente», o atual modelo de concessão não permite a colocação destas estruturas em lugares de estacionamento concessionado.
A concessão em vigor termina em setembro de 2027 e a Câmara de Vila Verde prevê a alteração do regulamento para permitir, no futuro, a instalação de esplanadas.
ovilaverdense@gmail.com