A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que se encontra atualmente em curso, é um “processo fundamental para garantir o crescimento sustentado de Braga na próxima década”, assegura o vereador João Rodrigues.
A garantia do autarca, que tutela os pelouros do Planeamento e Ordenamento e da Gestão Urbanística, foi deixada durante uma sessão de esclarecimento para colaboradores do Município sobre o tema, que decorreu no auditório da AGERE.
Segundo João Rodrigues, esta revisão do PDM irá permitir o aumento da área urbana em todas as freguesias do concelho, assim como a possibilidade de construção em altura.
“Pretendemos que cada metro quadrado seja melhor aproveitado, para que haja mais e melhor habitação no território. Ao contrário do que sucede em grande parte do país, em Braga estamos numa fase de crescimento a nível populacional”, explicou.
João Rodrigues sublinhou que “para responder à procura existente é essencial aumentar a oferta disponível”. “Mas não queremos apenas que se construa mais; queremos também que se construa melhor: este PDM será um pilar nas políticas que venham a possibilitar o aumento da qualidade de vida dos bracarenses”, referiu
O crescimento populacional de Braga tem sido acompanhado pelo aumento da atividade económica, que tem igualmente neste PDM resposta às suas necessidades de expansão.
“Continuar a captar investimento através da instalação de mais empresas, que criem mais emprego e que paguem melhores salários aos cidadãos, é a forma que temos de garantir que o Concelho mantém a sua enorme atratividade e dinamismo. Nesta revisão definimos áreas dedicadas à fixação de atividade empresarial de modo a darmos a devida resposta a quem aqui quer investir e produzir riqueza”, disse João Rodrigues.