ALERTA (Vila Verde)

ALERTA (Vila Verde) -

Ribeira do Neiva: Depósito de areia branca/pó de pedra pintou ‘de branco’ Rio Neiva e zona agrícola da encosta de Godinhaços

O rio Neiva, a fauna e flora envolvente, as pastagens e toda a zona a jusante da nascente daquele rio está fortemente ameaçada por um depósito de areia branca/pó de pedra que se encontra localizado no Lugar de ‘Três Horas’, nas imediações do campo de futebol de Godinhaços, na Ribeira do Neiva.

As chuvas torrenciais da passada sexta-feira provocaram escorrências graves e fatais (ver fotos e vídeos) num dos rios menos poluídos da Europa, nas poças e lagos existentes a jusante e nas pastagens e campos agrícolas em redor. A população fala de um ‘manto branco’ que cobriu toda a área e queixa-se que «sempre que chove mais intensamente, o cenário é desolador. Mas na sexta-feira foi demais».

A população mostra-se «muito preocupada» com o que aconteceu e teme que o cenário se continue a repetir. Aponta o dedo a um depósito de inertes existentes na zona mais elevada da freguesia, que «não está a acautelar as regras elementares da proteção ambiental».

Aliás, alguns dos populares que denunciam a situação dizem que «é um crime ambiental grave».

Contam que «a areia branca/pó de pedra, que mais parece neve sobre os pastos e campos, está a ser consumida pelos animais. A água do rio Neiva e das lagoas e poças ficou branca (ver fotos e vídeo)». E contam ainda que «muitos peixes acabaram por morrer, muito provavelmente por ingestão dos detritos e por falta de oxigenação da água».

Além de defenderem «o fim do depósito nos moldes em que está», a população pretende «a remoção da acumulação de areia do interior dos terrenos».

O caso já havia sido denunciado junto do SEPNA e da APA, de acordo com os populares.

Instado a comentar o caso, o presidente da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, José Azevedo, diz que vai inteirar-se. «Estamos a resolver questões urgentes da passada sexta-feira em muitos pontos da extensa área da freguesia, mas desconhecia esse caso. Vamos averiguar e, se assim for, vamos agir, defendendo os interesses do meio ambiente, a proteção do nosso rio e da população local», disse ao jornal ‘O Vilaverdense’.

Fonte junto do processo disse, esta noite, ao jornal ‘O Vilaverdense’, que se trata de uma exploração de água para rega dos kiwis.

Até ao momento, não conseguimos obter mais informações sobre o referido depósito, os moldes e a legalidade da sua existência.

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE