VILA VERDE

VILA VERDE -

Ribeira do Neiva reafirma «parecer desfavorável» à passagem de uma linha de ‘alta tensão’ e já circula um abaixo-assinado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A instalação de uma linha de ‘alta tensão’ a atravessar parte do território do concelho de Vila Verde volta a movimentar as populações locais. Na Ribeira do Neiva, a União de Freguesias anuncia que já deu «parecer desfavorável». E lançou um abaixo-assinado junto da população durante a fase de consulta pública, que termina a 19 de Maio.

Em causa está a construção de uma linha elétrica de 400 kV (quilovolt), desde Fonte Fria, em território galego, Espanha, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte operada pela empresa REN.

Ora, a União de Freguesias da Ribeira do Neiva já emitiu um parecer desfavorável ao projeto da construção da linha de muito alta tensão por atravessar a União de Freguesias, num corredor de sensivelmente 5 km, na encosta do Oural e S. Mamede, Porrinhoso, Cháscua, Bustelo, Sobradelo, Azedo e Leiras.

Alega que «a proximidade desta linha aérea, às casas, as consequências dos campos eletromagnéticos gerados na saúde humana, ou o impacto visual de torres de 75 metros com margens de segurança de 45 metros para cada lado, são as principais preocupações».

A União de Freguesias da Ribeira do Neiva, considera mesmo que «a Linha de Alta Tensão cria mais condicionantes e entraves ao desenvolvimento da região, num território que necessita de políticas ativas de valorização das potencialidades locais, bem como de medidas concretas que favoreçam o equilíbrio ambiental, a promoção social e cultural e a fixação das populações nos meios rurais».

E vai mais longe: «à semelhança das posições já assumidas, de forma recorrente nas fases anteriores deste projeto, consideramos que cria impactos negativos muito significativos de natureza económica, ambiental e paisagística, com especial preocupação nos aspetos relacionadas com eventuais efeitos das radiações eletromagnéticas na saúde das populações mais próximas do traçado, razões pelas quais, sempre se opôs à sua implantação na freguesia».

ABAIXO-ASSINADO E APELO À POPULAÇÃO

A União das Freguesias da Ribeira do Neiva aproveita ainda para informar que o Relatório de Conformidade Ambiental do projeto de Execução (RECAPE) se encontra disponível para consulta, durante 15 dias úteis, de 28 de abril a 19 de maio de 2023, no portal Participa, em

https://participa.pt/…/recape-linha-eletrica-ponte-de…

Poderão acompanhar a posição da União de Freguesias, contra a construção da linha de Alta Tensão, em

https://participa.pt/…/recape-linha-eletrica-ponte-de…

Além da zona da Ribeira do Neiva, a referida linha atravessará ainda algumas zonas da União de Freguesias do Vade.

O projeto inicia-se na Galiza e está projetado o seu prolongamento pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Vila Verde.

ovilaverdense@gmail.com

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.