Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, é um dos oradores da sexta edição da “Nordic Edge Expo”, «o mais importante evento sobre cidades inteligentes do Norte da Europa», que este ano acontece digitalmente. O evento é transmitido a partir de vários palcos em toda a Europa, ao mesmo tempo que permite sessões paralelas e networking.
O autarca Bracarense participou num painel destinado a cidades europeias que estabeleceram o objectivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030, na qual também se incluíram representantes de Stavanger (Noruega), Turku (Finlândia), Košice (Eslováquia) e Pamplona (Espanha).
«A sustentabilidade é uma questão crucial que temos assumido como prioridade da nossa actuação, tão importante como o desenvolvimento económico, a dinamização cultural ou as políticas sociais que implementamos. Acreditamos que o futuro da cidade e a qualidade de vida dos nossos cidadãos está directamente ligada ao desenvolvimento sustentável da cidade no seu todo», referiu.
De acordo com Ricardo Rio, a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Braga, elaborada em 2016, apresenta várias iniciativas ligadas à eficiência energética e mobilidade sustentável, dois domínios que elencou como «essenciais numa perspectiva de futuro».
«Temos investido em fontes de energia limpas e muitos dos serviços municipais são já alimentados por energia solar. Em termos de mobilidade, temos desenvolvido projectos que visam dar prioridade aos peões, modos suaves e transportes públicos, sendo que 30% da nossa frota de autocarros é constituída por veículos eléctricos ou movidos a gás natural», disse.
Por fim, o autarca lembrou que no contexto da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, o Município tem trabalhado em total sintonia com os agentes locais (empresas, universidades, start-ups, centros de investigação e desenvolvimento, etc.) e a comunidade. «A colaboração entre instituições e cidadãos é crucial para se preparar uma abordagem consistente a estes assuntos e todos estarem comprometidos com as metas propostas. Estamos a trabalhar para construir uma cidade inteligente e inovadora, alinhada com as preocupações ambientais e medidas que temos de seguir para garantir a neutralidade carbónica», sublinhou.
A este propósito, Rio assumiu que Braga quer estar no grupo de cidades europeias que pretendem demonstrar a possibilidade de atingir a neutralidade carbónica até 2030, objetivo para o qual considera crucial a concretização de projetos que moldem de raiz o território como verdadeiras cidades da inovação e conhecimento.
A “Nordic Edge Conference” conta com palestras, workshops interactivos, eventos de networking e uma exposição digital, explorando as oportunidades e desafios para as Cidades se tornarem neutras para o clima até 2030.