O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, assegurou publicamente que vai cumprir o mandato autárquico até ao fim, afastando assim uma eventual candidatura nas Eleições Europeias de 2024.
Em entrevista ao Observador, o autarca bracarense disse não estar disponível para ser candidato a eurodeputado, “desde logo, por uma questão muito concreta”, que se prende com o mandato autárquico, que se estende até 2025.
“Assumi um compromisso público de que levaria o meu mandato até ao final”, garantiu Ricardo Rio.
Na mesma entrevista, o autarca bracarense considera que “não há melhor função política” do que ser presidente de Câmara e reforça a ideia de que não abandonará o cargo. “Não trocaria este lugar durante os próximos dois anos e meio por qualquer outra alternativa”, frisa.
Impedido de se voltar a candidatar à liderança da autarquia, Ricardo Rio aborda ainda a sua sucessão, garantindo que trabalhará para que o seu “delfim” ou a sua “sucessora” possam ganhar as eleições, “dentro da Câmara”, enquanto autarca.
“Vou trabalhar para que o meu delfim ou a minha sucessora possam ganhar as eleições, porque este projecto que temos vivido em Braga é um projecto que não pode ser interrompido, mas vou fazê-lo dentro da Câmara, enquanto presidente da Câmara”, garantiu.