BRAGA

BRAGA -

Ricardo Rio defende “verdadeiro” compromisso político para respostas à população sem-abrigo 

O presidente da Câmara Municipal de Braga defendeu um “verdadeiro compromisso político” seja possível colocar no terreno as respostas necessárias para a população sem-abrigo e sublinhou o trabalho realizados pelas autarquias.

Ricardo Rio, que participava esta terça-feira, no webinar sobre respostas a pessoas em situação de sem-abrigo na América Latina, organizado pelo Governo do Chile, deu como exemplo o concelho de Braga onde, “nos últimos anos”, se tem “procurado criar respostas efectivas, num trabalho alinhado com a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, através do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NIPISA) de Braga, coordenado pelo município”.

Rio defendeu ainda a necessidade de “um plano de acção nacional ao nível da saúde mental e das dependências que afectam este grupo populacional.

Na conferência online, que teve o objectivo de partilhar de respostas àquela população, o autarca destacou igualmente a importância do trabalho em rede com instituições como a Cruz Vermelha, a Segurança Social ou o Instituto de Emprego e Formação Profissional. 

“Em Braga estamos em contacto constante com as instituições que trabalham nas mais diversas áreas, como a saúde, o emprego, a habitação ou a formação profissional. Temos de ter consciência que estas situações exigem um acompanhamento duradouro e que os resultados só são visíveis a médio e longo prazo”, notou.

O projecto ‘Housing First’, o reforço dos apoios à habitação através da Bragahabit, o programa de residências partilhadas, as equipas de rua e os centros de alojamento de emergência, como os que foram criados para a fazer face à vaga de frio ou para a covid-19, foram algumas das medidas locais mencionadas por Ricardo Rio.

O webinar foi organizado pelo EuroSocial, programa da União Europeia, e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Família do Chile. 

A par de Ricardo Rio, a iniciativa contou com os contributos de Karla Rubilar, ministra do Desenvolvimento Social e Família do Chile, de Sam Tsemberis, fundador e CEO do Pathways Housing First Institute, e de Balakrishnan Rajagopal, relator da ONU para os assuntos da habitação, num debate moderado por Karinna Soto, do Programa Nacional de Rua do Governo chileno.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE