BRAGA

BRAGA -

Ricardo Rio destaca importância do Índice de Sustentabilidade Municipal

O Observatório Autárquico CESOP-Local da Universidade Católica Portuguesa realizou esta terça-feira o 5.º Seminário para o Desenvolvimento Sustentável, intitulado “Desenvolvimento por Contágio: Os ODS além do meu Território”.

A decorrer na Universidade Católica em Lisboa, o evento contou, na sessão de abertura, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que enalteceu a importância do Índice de Sustentabilidade Municipal, cuja divulgação é da responsabilidade do CESOP-Local.

Esta é uma ferramenta que procura reflectir o nível de sustentabilidade de cada Município ao aferir o grau de concretização dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 no território municipal.

«O trabalho que realizam é de enorme importância porque funciona como instrumento de apoio à definição de estratégias por parte das autarquias, permitindo ainda o escrutínio de toda a comunidade relativamente aos resultados dos esforços de cada município», referiu o edil bracarense.

Ricardo Rio sublinhou ainda que, para se atingir o desenvolvimento sustentável dos territórios, é necessário ter uma abordagem transversal a todas as áreas de governação na delineação das políticas públicas.

«É essencial o envolvimento das autoridades locais e regionais neste esforço, já que, segundo um estudo da OCDE, mais de 60% dos ODS só podem ser atingidos a nível local», explicou, adiantando que tem sido crescente o número de autoridades locais que, voluntariamente, assumem a responsabilidade de conectar os seus investimentos financeiros aos ODS que pretendem atingir.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE