BRAGA - Ricardo Rio lamenta falta de apoio do Estado aos Encontros de Imagem de Braga

BRAGA -
Ricardo Rio lamenta falta de apoio do Estado aos Encontros de Imagem de Braga

Ricardo Rio lamentou que o Estado não tenha confirmado o apoio aos Encontros de Imagem (EI), considerados um dos principais festivais do país dedicados ao melhor da fotografia contemporânea e nacional.

O presidente da Câmara de Braga, que falava esta quinta-feira na apresentação da 28.ª edição do certame, que se realiza entre 21 de Setembro a 28 de Outubro, lastimou que Direcção Geral das Artes ainda não tenha manifestado qualquer apoio aos Encontros, enquanto a autarquia atribuiu “um apoio financeiro no valor de 30 mil euros, a que acresce a cedência de espaços e apoio logístico”.

“Esta iniciativa é uma iniciativa de excelência nesta área a nível nacional. Não posso deixar de lamentar que não haja apoio por partes das instâncias nacionais a um evento como este”, sublinhou Rio.

PUBLICIDADE

Para, Ricardo Rio, os EI “já são uma marca cultural” da cidade, reclamando mais reconhecimento do Estado Central, referindo que evento para 2018 tem um orçamento de 160 mil euros (30 mil a cargo do município, 15 mil de mecenas e 40 mil candidatados ao apoio da Direcção-Geral de Artes).

O Festival inclui a realização de 40 exposições em Braga, Guimarães, Barcelos e no Porto. Em Braga, as exposições podem ser vistas em espaços como o Museu da Imagem, o Largo do Paço, Casa dos Crivos, Museu Nogueira da Silva, gnration, Convento de S. Francisco de Real ou no Mosteiro de Tibães.

A par das exposições, o programa inclui conferências, concertos, uma feira do livro e um serviço educativo destinados aos alunos das escolas.

Toda a programação dos Encontros da Imagem pode ser consultada em http://encontrosdaimagem.com/