A água do rio Este, em Braga, apresentou esta terça-feira uma cor esbranquiçada, no complexo desportivo da Rodovia, o que se deveu a um furo artesiano realizado em Nogueiró, informou a Proteção Civil.
“Hoje, cerca das 14h30, recebemos uma denúncia de uma descarga no rio, junto aos campos da Rodovia. Na sequência da ocorrência, a Equipa Operacional de Proteção Civil – Ambiente percorreu cerca de seis quilómetros, verificando todas as caixas existentes”, refere uma publicação da Proteção Civil.
O texto acrescenta que “foi identificado que a descarga se deveu a um furo artesiano realizado na freguesia de Nogueiró” e que “foi solicitada a presença da GNR – Comando Territorial de Braga, SEPNA, que, de imediato, mobilizou uma patrulha ao local para registar a ocorrência e proceder em acordo com os procedimentos legais previstos”.
“Não se tratando, felizmente, de uma descarga nociva, alertamos no entanto que o isolamento no troço superior do furo, entre o terreno e o revestimento definitivo, é obrigatório por lei. Esta operação destina-se a evitar a contaminação dos aquíferos atravessados pelo furo por sustâncias poluentes”, refere a Proteção Civil.