Hoje, os caminhos levaram-nos até à Ermida, lugar de Rio Mau, na União de Freguesias da Ribeira do Neiva, em Vila Verde.
Durante este fim de semana, o silêncio característico daquele lugar foi interrompido pelo som da música, celebrando-se a festa em honra de São Bento.
A comunidade local, onde a religiosidade ainda continua a dar sinais de estar bem incutida, juntou-se na tarde de domingo para participar na majestosa procissão, um dos momentos altos das festividades.
Movidos pela fé e pela esperança, os populares, mostrando uma união de bairrismo, contribuíram para a grandiosidade do cortejo religioso, o qual contou, também, com a participação do Grupo de Gaitas de Poiares, dos sempre asseados andores e do brilho das bandeiras e dos trajes do folclore do Rancho Folclórico de Atiães.
Debaixo do pano de seda do pálio, amparado por seis homens, seguia a distinção e honra do Santíssimo Sacramento, transportado pelo pároco da localidade, padre Sandro Vasconcelos, um momento de respeito, outrora simbolizado por um costume a perder força com o avançar do tempo – o ajoelhar do público aquando da sua passagem.
No final da procissão, actuaram o Grupo de Gaitas de Poiares, para, logo de seguida, o folclore, trazido pelo Rancho Folclórico de Atiães, tomar conta do palco, encerrando assim a edição de 2024 da festa em honra do São Bento da Ermida.
ovilaverdense@gmail.com
Por Emílio Costa (CO 1179)