PONTE DA BARCA (Alto-Minho)

PONTE DA BARCA (Alto-Minho) -

Romaria de S. Bartolomeu, «a mais genuína de Portugal», vai decorrer de 18 a 24 de Agosto (apresentação oficial)

Aí está a romaria «mais genuína de Portugal e uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular». A Romaria de S. Bartolomeu, da Ponte da Barca, foi apresentada no fim da tarde de hoje. Vai decorrer de 18 a 24 de Junho, a festa que se faz nas ruas e com o povo.

«Há uma maior aposta nos cantares ao desafio e temos animação todos os dias nas tasquinhas», avançou Pedro Bragança, presidente da Associação Concelhia da Romaria de São Bartolomeu. Em destaque ainda o desfile de trajes regionais dos finais do século XVIII e inícios do século XIX. O desfile irá percorrer as ruas da vila.

O autarca barquense, Augusto Marinho, salientou que esta é «a maior festa do concelho» e a romaria «mais genuína de Portugal e uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular».

Com um orçamento a rondar os 300 mil euros, conta com «um apoio da autarquia de 190 mil euros e todo o restante é angariado com publicidade, terrado, entre outros».

A grande novidade do programa deste ano é o Desfile Domingueiro da Ribeira Lima, que terá lugar no dia 22 de agosto (17h).Os destaques passam pela Corrida de Cavalos (20 agosto), a Festa da Rádio Barca (20 agosto), o concerto do T Rex (21 agosto) e os pontos já tradicionais como as rusgas populares (23 agosto), o cortejo etnográfico (23 agosto), os cantares ao desafio (22 agosto) e a procissão (24 agosto).

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE