Cantadores ao desafio, rusgas populares e rodas do Vira do Minho são alguns dos pontos altos da Romaria de São Bartolomeu, em Ponte da Barca, que arranca esta quinta-feira e decorre até dia 24 de Agosto, com a organização a estimar 500 mil visitantes.
«Costumamos ter entre 300 e 400 mil visitantes. Este ano, estou convencido que vamos ter muitos mais. Estou convencido que teremos mais de meio milhão de pessoas nos dias todos das festas», explicou o presidente da Associação Concelhia da Festas de São Bartolomeu, Pedro Bragança.
A edição deste ano começa com o número “Anda Comigo à Romaria”, que foi recuperado para celebrar mais uma tradição destas festas.
«O número ‘Anda Comigo à Romaria’ vai realizar-se ao fim da tarde é dedicado aos romeiros que vêm das aldeias até à capela de São Bartolomeu. No centro da vila vamos instalar mesas, para que os romeiros possam merendar. Todos trazem farnel e, juntos, tocam e cantar e confraternizam. É uma espécie de romaria dentro da romaria, mas à uma moda antiga», explicou Pedro Bragança.
No dia 22, a partir das 22h00 e, madrugada dentro, decorree, na Praça da República, a noite dos cantares ao desafio, com 10 cantadores.
«É uma referência das festas de São Bartolomeu que, atrai sempre muitas pessoas para assistirem à desgarrada entre os cantadores ao desafio. Todos os cantadores querem vir às festas de São Bartolomeu. Se pudesse tinha mais de 40 cantadores», realçou.
Já a grande noite das rusgas populares acontece no dia 23, numa tradição, também chamada de estúrdia, e que conta com mais de cem anos, sendo um número emblemático das festas de São Bartolomeu, dedicado às danças e cantares populares.
«É a grande noite da romaria. Muita gente não vai à cama. As pessoas são tantas que não se consegue andar nas ruas de Ponte da Barca. Aqui até se diz que é a noite em que o diabo anda à solta», gracejou Pedro Bragança.
Além das rusgas populares, a romaria de São Bartolomeu inclui procissão, cortejo etnográfico, bandas de música, tasquinhas com gastronomia tradicional do concelho num espaço dotado de mil lugares sentados.
Há também espetáculos de música popular, concursos de linho e do melão de casca de carvalho, corrida de cavalos e feira do gado, entre outros eventos.