Uma verdadeira romaria acorreu, ao final de tarde/início de noite deste sábado, a Sabariz, no concelho de Vila Verde, para nova edição da Festa do Caldo do Pote, que decorre no recinto da sede da Junta de Freguesia. E já há uma certeza, segundo a organização: é a maior de sempre, com mais de 2.500 litros de sopa confecionados.
São 26 caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, preparados ao ar livre, “sem varinhas mágicas, nem enlatados”, como refere a organização.
Os caldos são servidos num ambiente de festa popular, em que todos são convidados a saborear o resultado de receitas à moda antiga, sempre com atenções centradas nos produtos da terra, dos legumes e da batata ao feijão.
A Festa do Caldo do Pote de Sabariz – uma iniciativa internacionalizada e que será replicada em Dusseldorf, na Alemanha, a 10 de novembro – é um dos eventos mais carismáticos da programação Na Rota das Colheitas, que o município de Vila Verde promove durante quatro meses, percorrendo todo o concelho.
Confecionados por homens e mulheres de diferentes atividades profissionais, com produtos da agricultura local, os caldos congregam uma enorme multiplicidade de sabores. Couves, repolho, nabos, nabiças e os mais variados feijões, sem esquecer as boas carnes campestres, fazem parte do leque de ingredientes para a confeção dos caldos, que incluem ainda a farinha e também a batata esmagada à colher.
O evento, que envolve mais de seis dezenas de voluntários, é organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, com o apoio do município de Vila Verde.