VILA VERDE

VILA VERDE -

Rota das Colheitas volta a Vila Verde para valorizar o mundo rural

Share on facebook
Share on twitter

Após dois anos de interregno, a programação da Rota das Colheitas está de volta ao concelho de Vila Verde, integrando cerca de meia centena de iniciativas que vão decorrer ao longo de quatro meses, entre Agosto e Novembro, abrangendo 26 freguesias e uniões de freguesias.

Uma das novidades deste ano é a integração da freguesia de Moure, que servirá arroz de feijão com pataniscas, assim como a apanha da azeitona em Sande. Outras freguesias, como é o caso da Lage, de Parada de Gatim e de Cabanelas, apostarão em eventos diferentes do que realizavam habitualmente.

Fazendo uma viagem pelos sabores e saberes da tradição, a programação terá como ponto alto a Festa das Colheitas, que acontecerá em Outubro, entre os dias 5 e 9, com uma programação específica.

Para a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, a Rota das Colheitas permite «sentir o genuíno pulsar do mundo rural», levando os visitantes, quer do concelho, quer forasteiros, numa «emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota».

A malhada de centeio, a espadelada de linho, a desfolhada de milho, a vindima e pisada de uvas ou a apanha das azeitonas são algumas das iniciativas que serão recriadas e que darão corpo ao programa, que foi oficialmente apresentado esta quarta-feira, na Quinta de Mouriz, em Pico de Regalados.

«São mais de 40 iniciativas que acontecem em 26 freguesias e uniões de freguesias do concelho, a que acrescem mais de uma dezena de eventos e outras manifestações de tradições locais que integram a programação da Festa das Colheitas, como a Festa do “Caurdo”, encontros de música popular e concursos agrícolas e gastronómicos», explicou Júlia Fernandes.

Além de pretender «manter vivas as tradições do mundo rural», permitindo aos mais velhos viajar no tempo, a Rota das Colheitas tem também, segundo a autarca, uma «vertente pedagógica» fazendo com que os mais novos conheçam práticas de outros tempos.

A programação abre nos dias 5 e 6 de Agosto, em Freiriz, com animação tradicional e gastronómica. No dia 6, haverá uma malhada de centeio em Aboim da Nóbrega. Nesse mesmo fim-de-semana decorre o “Saborear Lanhas”.

A 12 e 13 de Agosto, a Vila de Pico de Regalados recebe as Noites Temáticas. Soutelo organiza o Arraial do Melão de Casca de Carvalho entre os dias 12 e 14, num mês que contará também com uma caminhada nocturna por terras de D. João de Aboim (13) e com o Arraial do Emigrante na Loureira (14).

Organizada pela Câmara de Vila Verde, a programação turístico-cultural da Rota das Colheitas envolve cerca de uma centena de parceiros, nomeadamente Juntas de Freguesia, associações culturais, agentes turísticos, comércio local e diversas instituições.

«Uma conjugação de esforços e de vontades que se tem revelado no crescimento e desenvolvimento de um programa cada vez mais rico, cujo objectivo é manter vivas as tradições do mundo rural, atrair milhares de visitantes e contribuir para a valorização da cultura, dinamização da economia e promoção do território», resumiu Júlia Fernandes.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.