A Braval anunciou esta quarta-feira ter retirado os pontos electrão instalados no Minho Center, em Braga, por solicitação da administração desta superfície comercial, tendo em conta «os constantes roubos de resíduos eléctricos e electrónicos», assim como «ameaças aos seguranças».
«As situações ocorriam várias vezes por dia, à vista de quem passava, tendo sido feitas várias denúncias às autoridades, sem qualquer resultado prático», explica, em comunicado, o Director Geral Executivo da Braval.
Pedro Machado refere que, «há vários anos», tem alertado para este problema, o roubo de resíduos, na via pública ou, como no caso, em espaços privados, ainda que de acesso público.
«Esta solicitação de retirada, que já se tinha verificado o ano passado no Retail Center, faz com que a população se veja cada vez mais privada de locais acessíveis e adequados, para poder depositar os seus resíduos elétricos e eletrónicos para reciclar», refere.
Para Pedro Machado, parece «mais uma evidência que é necessário legislar sobre a propriedade dos resíduos depositados na via pública».