VILA VERDE

VILA VERDE -

«Saber estar à altura da história que outros construíram»

O Município de Vila Verde assinalou, este domingo, o 166º aniversário da fundação do Concelho, através de uma cerimónia que decorreu ao longo da tarde no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde. Na abertura da sessão, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, sublinhou que Vila Verde «cresceu a pulso, alicerçado na força das suas raízes, na riqueza das tradições e, consequentemente, numa identidade muito vincada própria das suas gentes».
Para a autarca, é preciso «saber estar à altura da história que outros construíram».

«Com a nossa capacidade de sonhar, voluntarismo, energia, conhecimento e experiência, sejamos capazes de construir um território coeso e desenvolvido, moderno e competitivo, justo, solidário e inclusivo», frisou.

A cerimónia foi animada com diversos momentos musicais interpretados por vários artistas e pela Orquestra da Academia de Música de Vila Verde.

MEDALHA DO CONCELHO E MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL EM OURO

O momento alto da sessão chegou com as atribuições e homenagens às diversas instituições e personalidades concelhias.

Com a Medalha do Concelho de Vila Verde foram agraciados António Vilela, ex-presidente da Câmara, João Lobo, ex-presidente da Assembleia Municipal e José da Mota Alves, presidente da ATAHCA. De seguida foi a vez do fotojornalista Alfredo Cunha ser distinguido com a Medalha de Mérito Municipal em ouro e ainda as seguintes instituições: Rancho Típico e Infantil de Vila Verde, Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim e Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede.

MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL EM PRATA

Com a Medalha de Mérito Municipal em prata foram distinguidos Júlio Esteves Dias, Idílio Nunes, Salvador Sousa, Horácio Lima, Custódia Maria Pereira e os sacerdotes Manuel Cunha Rodrigues, Joaquim Faria Pereira e Francisco da Costa e Silva.

Também alguns presidentes de Junta foram distinguidos – em funções no ano de 2021 e com mais de 20 anos de autarca no poder local ininterruptos – os quais, Carlos Machado (Ribeira do Neiva), Carlos Ferraz (UF Sande, Vilarinho, Barros e Gomide) e José Faria (Vila Verde e Barbudo).

As instituições condecoradas com a Medalha de Mérito Municipal em prata foram: Escola de Música da Vila de Prado, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Vila de Pico de Regalados, Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega e Associação Juvenil, Desportiva, Recreativa e Cultural de Atiães.

Como «reconhecimento da missão social desempenhada através da actividade económica no concelho», foram ainda premiadas com a Medalha de Mérito Municipal em Prata as empresas Torre de Gomariz, Restaurante Torres, Lactimercados, Vinhos Vale do Homem e Cerveja Letra.

Os desportistas condecorados com a Medalha de Mérito Municipal em prata foram Nuno Freitas (enduro), Diogo Correia (automobilismo) e Paulo Mesquita (atletismo).

FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO DISTINGUIDOS

A cerimónia dos 166 anos do concelho não terminou sem antes distinguir vários funcionários do município com mais de 25 anos de serviço (Medalha de Bons Serviços em prata) e mais de 15 anos de serviço (Medalha de Bons Serviços em cobre).

 

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Novembro de 2021.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE