Depois de passear pelo recinto da Festa da Colheitas, adquirir produtos locais e participar nas práticas agrícolas, pode desejar provar os sabores locais. Para isso, na tenda da gastronomia, estão presentes dois restaurantes já bem conhecidos do evento: Torres (Vila Verde) e Tentações da Montanha (Boticas).
Carlos Torres, do restaurante Torres, faz um balanço destes três primeiros dias de festa. «Este ano está um bocadinho mais parado, o feriado do dia 05 é no fim de semana, no ano passado era à semana e beneficiou», apontou.
O clima do ano passado também ajudou. «O tempo também estava melhor», comenta. No entanto, há otimismo: «Penso que o fim de semana seja melhor».
Para provar, o restaurante Torres oferece «carne maturada minhota, rojões assados no forno e pica no chão», enumera. Para algo doce, as sobremesas típicas, como o pudim abade de Priscos.
«Cada vez mais, mesmo nos nossos restaurantes, apostamos nos produtores locais», destaca. «Quando fazemos eventos, procuramos sempre o produtor local para poder ajudar e porque também confiamos, até pela intensidade do sabor», assegura.
CARNE BARROSÃ
Boticas é a sede da carne barrosã. Assim, o restaurante Tentações da Montanha destaca isso mesmo do seu menu. Com 11 trabalhadores, os sabores mantém-se sempre os mesmos.
«Como são apenas cinco dias, não sentimos necessidade de mudar», refere Avelino Rodrigues. Além da carne, este restaurante recomenda um arroz de costelinhas, com couve e enchidos, bem como o típico bacalhau e o presunto de Boticas.
Avelino concorda com a ideia deixada por Carlos Torres, afirmando que «no ano passado começou bem porque o feriado foi durante a semana». Agora, «vai acabar bem», perspetiva, esperando mais adesão no final de semana.