BRAGA

BRAGA -

‘Salvem a nossa floresta’. Crianças de Centro Social marcham contra expansão de hospital privado em Braga

Cerca de 70 crianças, docentes e pais do ensino pré-escolar do Centro Social da Paróquia de Nogueira, em Braga, manifestaram-se esta quarta-feira contra o plano de expansão do Hospital Privado de Braga, do grupo Trofa Saúde, que prevê um novo parque de estacionamento em zona de Reserva Ecológica Natural (REN) de cerca de 12 mil metros quadrados.

Referindo que o espaço em causa é utilizado pelos alunos para momentos lúdicos e de passeio, a educadora Mariana Oliveira, citada pela Rádio Universitária do Minho (RUM), afirma que logo que se soube da intenção do grupo privado, as crianças “ficaram preocupadas e muito inquietas com a possibilidade de ficarem sem um espaço que usam para brincar”.

“A nossa prática é muito fora das quatro paredes”, refere.

“Já fizemos a limpeza da floresta, em conjunto com os pais e temos distribuído folhetos. Acho que muita gente aqui de Nogueira não sabia desta situação”, admite a educadora à RUM.

Um dos vários pais acompanharam os filhos que marcharam pelas ruas de Nogueira, esta quarta-feira de manhã para exigir que ‘Salvem a nossa floresta’, afirmou à Universitária que “deitar abaixo as árvores para fazer um parque de estacionamento não faz qualquer sentido”.

“As crianças exploram aqueles espaços verdes e não vamos estar a dar o exemplo às nossas crianças de que vale tudo”, rematou.

Mariana Oliveira acrescenta que foram realizadas várias iniciativas para a sensibilização da situação, uma vez que não receberam novas informações ou resposta aos pedidos esclarecimentos feitos ao próprio Hospital Privado e ao gabinete do Urbanismo da Câmara Municipal.

Já foi aprovada, em reunião de Câmara, a ampliação do edificado e do estacionamento subterrâneo. Falta agora a aprovação do pedido de interesse público do parque exterior. A proposta de reconhecimento de interesse público municipal para a desafectação de uma área em Reserva Ecológica Nacional foi retirada depois da contestação dos vereadores do PS e da CDU no Executivo Municipal.

 

Fotos: Centro Social da Paróquia de Nogueira

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE