Com a participação ativa de vários ranchos folclóricos do concelho de Vila Verde e do distrito, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, recebe, no próximo dia 15 de agosto, a Peregrinação dos Emigrantes. Esta é a segunda maior peregrinação anual ao alto do monte de Espinho, dedicada particularmente aos emigrantes.
Integra a missa, presidida pelo Arcebispo de Braga, às 11h00. E, uma vez mais, a iniciativa “Vamos Bailar à Senhora”.
A peregrinação parte da Basílica do Bom Jesus, às 09h30. A chegada à esplanada da Cripta do Santuário do Sameiro deve acontecer por volta das 11h00.
De acordo com o programa, por essa hora, os ranchos folclóricos que integram o espetáculo “Vamos bailar à Senhora” vão interpretar algumas músicas e danças. Depois do acolhimento festivo, será celebrada missa na Cripta, presidida por D. José Cordeiro, com a participação e animação musical do Coro do Sameiro.
Segundo o Santuário do Sameiro, esta tradicional eucaristia, dedicada aos emigrantes, também será oferecida pelos jovens, pelos doentes, pelos desempregados e necessitados, pelas famílias e pela paz no Mundo, especialmente na Ucrânia.
A partir das 14h30, a esplanada do Santuário (em frente à capelinha de Nossa Senhora) acolhe a iniciativa “Vamos bailar à Senhora”, a atuação dos grupos folclóricos que vão interpretar músicas e danças populares em louvor de Nossa Senhora.
Nesse dia, todas as celebrações deste serão na Cripta, às 7h30, 9h30 11h00 e 16h30. A celebração da missa das 16h30 será precedida pela Oração do Terço, às 16h00. Quanto ao atendimento das Confissões na Capela da Reconciliação (Cripta) será feito das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30.