AUTÁRQUICAS

AUTÁRQUICAS -

Samuel Estrada quer implementar «novo modelo de governação» em Atiães

O líder da candidatura independente “Atiães com futuro”, Samuel Estrada, quer vencer as Eleições Autárquicas para implementar «um novo modelo de governação» na freguesia, que considera ter «muitas carências» por suprir.

«A nossa candidatura assenta numa premissa fundamental: ajudar a nossa freguesia a ultrapassar os problemas que afectam a nossa comunidade e o nosso território. Este é o nosso norte e centramos a nossa acção política nas soluções para os problemas», refere.

Durante a apresentação da candidatura, realizada este domingo, Samuel Estrada disse que lidera uma «equipa alargada, jovem, competente, independente e motivada», que «aposta numa renovação geracional» e é capaz de «responder aos anseios» da população.

«Desenvolvemos uma campanha que não é contra ninguém mas que é a favor de todos e a pensar em todos, quer os que nos apoiam, quer aqueles que apoiam outras candidaturas. Uma campanha virada não para a crítica mas para as soluções», garantiu.

O candidato apontou como prioridades a aposta num «modelo de governação que terá de ser mais aberto, promovendo uma aproximação entre eleitos e eleitores, com a criação de um conselho consultivo, promoção de orçamentos participativos, ampliação dos dias de abertura da Junta à comunidade e transmissão das Assembleias de Freguesia».

«Apostamos na criação de equipas de trabalho autónomas e especializadas na área do desporto, cultura, acção social, agricultora e floresta, serviços e apoio a ex-emigrantes. Sem esquecer, entre outras medidas, a recuperação da administração da Escola Primária e melhoria do património com a requalificação dos largos que estão ao abandono, criando uma casa mortuária, uma resposta social para ocupação diurna dos idosos e uma creche», afirmou.

Apontando a existência de «carências muito claras ao nível da rede de saneamento, que apenas satisfaz dois fogos», Samuel Estrada identifica outras lacunas «ao nível do património, equipamentos e serviços sociais» e considera «urgente projectar o futuro e as mutações sociais através de um PDM que aumente o parque habitacional de modo a impedir a fuga constante de habitantes e de famílias».

«SEM TENTAÇÕES ELEITORALISTAS»

Depois de ter perdido as eleições de 2017 por apenas oito votos, Estrada garante que parte para o novo acto eleitoral «para ganhar», mas «sem tentações eleitoralistas da mentira, da maledicência ou do desrespeito».

«Estamos neste projecto por convicção, por isso não vivemos obcecados pela luta do poder ou da vaidade nem estamos dispostos a cair nas tentações eleitoralistas. Há uma linha vermelha que não ultrapassamos e que é sagrada para nós: o respeito pela liberdade e pela diferença de cada um e o seu direito ao bom-nome», garantiu.

Com o actual autarca, João São Bento (PSD), de saída, a presidência da Junta de Freguesia de Atiães será disputada por três candidatos: Narciso Pereira (PSD), Samuel Estrada (independente) e José Santos (Chega).

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE