Vila Nova de Famalicão prepara-se para voltar a celebrar as Festas de Santo António. No programa, em destaque, estão Mariza, Slow J, Valter Lobo e Nuno Ribeiro.
A abrir, Slow J atua a 6 de junho. Na mesma noite, surgem “Toninho’s”, um arraial de DJ’s.
Para dia 8, está programado Valter Lobo subir a palco e, no dia seguinte, 9 de junho, a fadista Mariza atua com a Jovem Orquestra de Famalicão. Nuno Ribeiro encerra as festas, na noite de 13 de junho.
As festas antoninas de Famalicão são Património Cultural Imaterial de Portugal e, no programa, destacam-se as Marchas Antoninas, resultado do trabalho de: A.R.C.A. – Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte (Carreira), Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba de Ave, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe (A.C.D.S.M. Brufe), Associação Sentir a Terra (União de Freguesias Gondifelos, Cavalões e Outiz) e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.
Este ano, marcando o bicentenário do nascimento do escritor, as marchas são submetidas ao tema “Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão” e saem à rua a 12 de junho, às 21h15. Os mais novos desfilam dias antes, a 7 de junho, nas Marchas Infantis, pelas 14h30.
As Festas Antoninas trazem, ainda, concertos Pedra D’Água (dia 6), Ivo Abrantes, Costinha (dia 7), Fammashow (dia 11) e Teresa Tapadas (dia 12).
Na tradição, chega o 6º Festival de Cavaquinhos, no dia 7, a tarde de Música Popular na Praça, no dia 8, e a 18.ª Caminhada Camiliana, o 11.º “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico “Tons de Festa” e o Festival de Folclore, a 10 de junho.
As cerimónias religiosas não faltam e há destaque, a 13 de junho, para a Missa e a distribuição do Pão de Santo António, logo pela manhã. Esta tradição centra-se na Rua Alves Roçadas, junto à Capela de Santo António, onde se recebe o Pão “que se pode guardar o ano inteiro”.
A procissão sai à rua no mesmo dia, pelas 16h00.
As festas de Famalicão vão incluir, ainda, desporto, sendo o 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no domingo, dia 8 de junho.
ovilaverdense@gmail.com