Edmilson Gomes (Sapadores de Lisboa) e Sónia Cancela (Voluntários da Póvoa de Varzim) conseguiram destacar-se da concorrência e subir os escadórios do Bom Jesus, em Braga, em menos tempo do que a concorrência.
Edmilson Gomes concluiu a prova em 05:30 minutos e Sónia Cancela em 08:28 minutos.
Esta foi a sexta edição da prova “Escadórios da Humanidade”, que juntou perto de 1.600 bombeiros, de 260 corporações de bombeiros de nove países, que procuraram subir os 576 degraus do Bom Jesus em contrarrelógio.
Para além de Portugal, que por ser país anfitrião naturalmente teve mais participantes a subir os escadórios do Bom Jesus, deslocaram-se a Braga delegações de Espanha, França, Polónia, Ucrânia, Roménia, Brasil, Cabo Verde e Venezuela.
O padre Ricardo Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Pinhel, fez a já tradicional bênção dos capacetes para os operacionais, numa manhã que ficou também marcada por uma sentida homenagem aos bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha que faleceram durante o combate a um incêndio, em Tábua, na zona centro do país.
Outro dos destaques foi a participação do bombeiro Luís Filipe Silva, dos Voluntários de Caldas das Taipas, que realizou a prova apesar de ser portador da doença de Parkinson.
Este evento é organizado pela Associação Família de Elite, juntamente com ADN Eventos Desportivos com o apoio da Confraria do Bom Jesus do Monte e do município de Braga.