O Conselho Geral do Sporting Clube de Braga retirou a proposta de alteração de estatutos do clube hoje levava a apreciação aos seus associados em assembleia-geral (AG) extraordinária.
Segundo revelaram à agência Lusa várias fontes presentes na reunião magna mais participada dos minhotos dos últimos anos (1256 sócios presentes), e que decorreu no pavilhão multiusos do clube, o presidente do Conselho Geral, Luís Machado, oficialmente o órgão responsável pela elaboração da proposta de alteração dos estatutos, propôs a sua retirada no decorrer da AG, após pedidos de vários sócios nesse sentido.
A alteração que mais polémica suscitada era a proposta de eliminação do ponto que dita que, em todas as sociedades anónimas desportivas (SAD) em que o Sporting de Braga participe, «existentes ou futuras, será mantida, direta ou indiretamente, a maioria do capital social e número de votos correspondente a essa posição societária».
O Sporting de Braga detém 36,99% das ações da SAD, a Qatar Sports Investment (entidade cujo beneficiário efetivo é o estado do Qatar e que é proprietária dos franceses do Paris Saint-Germain) possui 29,60%, a Sundown Investments tem 17,04%, estando ainda 16,37% espalhados na categoria «outros» acionistas.
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, considerou, este sábado, «legítima» a pretensão dos adeptos de ver o clube fortalecer a sua posição na sociedade anónima desportiva (SAD) e mostrou-se disponível para comprar ações dos pequenos acionistas.
ovilaverdense@gmail.com
Foto: Carlos Mangas (facebook)