Ana Rute, média do Sporting Clube de Braga, é a principal novidade nas 23 eleitas do selecionador Francisco Neto para representar Portugal no Mundial feminino, na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto. Do clube arsenalista, juntam-se ainda as habituais selecionadas Patrícia Morais, Dolores Silva e Carolina Mendes.
Em relação às 23 jogadoras que estiveram na ficha do jogo com os Camarões (2-1), que, em 22 de fevereiro, colocou a equipa das ‘quinas’ no Mundial2023, Ana Rute entra para o lugar da sua colega de equipa Vanessa Marques.
Ana Rute tinha sido uma das 25 eleitas para o play-off Intercontinental, mas ficara fora das 23, tal como a avançada Kelsey Araújo (Le Havre).
Das eleitas para o Mundial2023, apenas Ana Seiça não jogou na qualificação, sendo que 19 das 23 eleitas estiveram no Europeu de 2022 – são novidades a central do Benfica, Ana Rute, Andreia Jacinto, então substituída por lesão, e Ana Capeta.
A formação as ‘quinas’ qualificou-se em 22 de fevereiro, ao bater os Camarões por 2-1, em Hamilton, na Nova Zelândia, na final do Grupo A do play-off Intercontinental, num triunfo selado de penálti por Carole Costa, aos 90+4 minutos.
No Mundial2023, Portugal defrontará na fase de grupos os vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), em Dunedin, o Vietname (27), em Hamilton, e os detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), em Auckland.
O Mundial decorrerá entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia, e, antes da partida, em 10 de julho, a seleção das ‘quinas’ defronta a Ucrânia, no dia 07 de julho, no Estádio do Bessa, no Porto.
ovilaverdense@gmail.com
Com DESPORTIVO VH