O Sporting Clube de Braga lançou esta quinta-feira o SCB Innovation Hub, que visa acolher projectos de inovação no âmbito das tecnologias do desporto, porque a “vantagem competitiva está na visão futura” e “chegar primeiro é fundamental”, defendeu António Salvador.
“É um dia muito importante para o Sporting de Braga. Os sócios e a opinião pública valorizam sobretudo os resultados desportivos e o crescimento estrutural, mas nós entendemos que a vantagem competitiva está na visão futura e que a importância de chegar primeiro é fundamental para que se atinjam os resultados. Este é um grande passo para o Sporting de Braga e para o seu crescimento. O futuro é agora e o digital terá um peso cada vez maior nesta indústria”, afirmou o presidente do clube na cerimónia de apresentação do projecto, que decorreu no Estádio Municipal de Braga.
Será um programa de 12 meses para 12 empresas, cujas pré-candidaturas são abertas desta quinta-feira (até 30 de Abril), nas áreas da Saúde e Performance, Cidade Desportiva (Futebol de Formação e Modalidades), ‘Smart Stadium/Arena’ e no ‘Fan Engagement’.
Em 5 de Maio, as empresas candidatas vão apresentar e defender as suas propostas e, uma semana depois, serão conhecidos os vencedores, que começarão a trabalhar em 1 de Junho, por um período de um ano.
“Pretendemos colocar o Braga como um promotor e passar uma mensagem ao mercado de que o clube está de portas abertas e que acreditamos que o futuro pode ser construído e acelerado aqui dentro – chegar ao futuro mais depressa”, resumiu André Viana, director do gabinete da presidência do clube minhoto.
No âmbito deste projeto, o clube vai permitir acesso privilegiado aos seus departamentos e serviços, disponibilizando dados e informações que não estão habitualmente acessíveis, para as empresas poderem testar e aperfeiçoar os seus produtos de forma a estarem capacitados a entrar no mercado no fim desse período, explicou o responsável.
Para o presidente da câmara municipal de Braga, Ricardo Rio, é um “dia feliz para Braga porque testemunha uma estratégia [da autarquia] de desenvolvimento económico”.
“O Sporting de Braga posiciona-se como líder à escala global, [porque] é pela capacidade inovadora que se pode fazer a diferença. É um projeto que vai permitir entrar na ‘Liga dos Campeões’ do empreendedorismo”, afirmou o autarca.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, elogiou o Sporting de Braga, notando que o clube “pretende colocar a tecnologia e inovação ao serviço da indústria desportiva, a apoiar os objectivos do clube e das suas modalidades” e que “vai para além do futebol”.
O projecto nasce de uma parceria com a Microsoft, com a colaboração da Universidade do Minho, da Startup Braga, da Global Sports Innovation Centre e da sociedade de advogados Uría Menéndez.
FOTOS: SCBraga