Cerca de 400 alunos já aderiram ao ‘School Bus’, um projecto desenvolvido pelo município de Braga para reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da cidade.
Após a fase-piloto realizada no ano passado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o projecto foi implementado de forma permanente no início deste ano lectivo, contribuindo para o alívio do fluxo de trânsito junto de seis escolas do centro de Braga: EB 2,3 Francisco Sanches, EB 2,3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
A ligação a estes estabelecimentos de ensino é feita a partir das quatro principais entradas de Braga, com interfaces na Av. Robert Smith, em Maximinos, na Variante do Fojo e junto ao Estádio Municipal.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara, “o ‘School Bus’ é um excelente exemplo de como uma ideia simples pode ter um enormíssimo impacto na comunidade. “Esta é uma solução para reduzir o tráfego na zona envolvente aos equipamentos escolares e, ao mesmo tempo, sensibilizar os jovens para a utilização dos transportes públicos, condição fundamental para alterar o paradigma da mobilidade”, referiu o Autarca que, esta quarta-feira, acompanhou uma das linhas do ‘School Bus’.
Em apenas um mês de funcionamento, o projecto registou a adesão de 397 crianças. Do ponto de vista ambiental, estima-se que o projecto tenha retirado cerca de 200 veículos da sua zona de implementação, representando uma poupança diária de 14 km por carro em viagens e uma diminuição de 1.83 Kg de CO2 por carro/dia.
A expectativa do município é que o número de crianças a utilizar este serviço possa chegar em breve aos 450 alunos, número inicialmente previsto para este primeiro ano de implementação.
O vereador Miguel Bandeira lembrou a importância do projecto para se atingir a meta da descarbonização e estimular a adopção de outros modos de transporte. “A mobilidade na zona consolidada da cidade, em horas de ponta, está claramente implicada com o acesso às Escolas e com os horários das mesmas. Por esse motivo tem de existir um compromisso de todos onde a segurança da criança esteja em primeiro lugar e a prioridade seja dada ao transporte público e à circulação pedonal”, defendeu.
Relembre-se que o School Bus é um dos projectos inseridos no BUIL – Laboratórios Urbanos para a Descarbonização, financiado pelo Fundo Ambiental.
UNIFORMIZAÇÃO DOS PASSES ESCOLARES
A par deste projecto vocacionado para a comunidade escolar, o executivo municipal aprecia, na próxima reunião autárquica, uma proposta de uniformização dos descontos nos passes escolares para todos os alunos do concelho.
De acordo com a proposta, os alunos do ensino privado passam a usufruir do mesmo desconto de 50 por cento que é actualmente conferido aos estudantes da rede pública de ensino. A medida será implementada já no mês de Novembro.
“Temos vindo a introduzir novos benefícios para alargar o número de alunos elegíveis para os descontos no passe escolar, mas existe ainda uma diferença entre os alunos das escolas privadas, que beneficiam de um desconto de 25 por cento, e os estudantes do público que têm actualmente um desconto de 50 por cento”, explicou Ricardo Rio, considerando que, nesta matéria, deve existir equidade para toda a comunidade educativa.