PAÍS

PAÍS -

Secretária de Estado da Agricultura demite-se (um dia depois de ter tomado posse)

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta quinta-feira a sua demissão por entender não dispor de “condições políticas e pessoais” para iniciar funções, um dia após a tomada de posse.

“A Secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a sua demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo”, avançou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

Segundo a mesma nota, a demissão foi “prontamente aceite”.

Conforme noticiámos, o Correio da Manhã noticiou, na sua edição desta quinta-feira, que Carla Alves tem contas bancárias arrestadas na sequência de uma investigação que visa o marido, Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais, que já foi constituído arguido, ao contrário da esposa.

Segundo a notícia, em 2017, o casal terá ganho cerca de 61 mil euros e acabou por ser depositar 107 mil nas contas conjuntas. O mesmo aconteceu nos anos abrangidos pela investigação, de 2013 a 2020.

O Ministério Público pediu o julgamento do antigo autarca de Vinhais, Américo Pereira, por alegados crimes de corrupção ativa e prevaricação.

Já esta quinta-feira, o ex-autarca disse que que vai provar a sua inocência e garantiu que Carla Alves «não tem nada a ver com isto», criticando que o seu nome seja associado ao cargo.

«O envolvimento da minha mulher é zero. É uma vergonha uma situação destas. Ela não tem rigorosamente nada a ver com isto», garantiu.

Em declarações aos jornalistas, Américo Pereira explicou que o arresto incidiu sobre «o saldo das contas bancárias que existiam em março de 2022» e apenas «uma conta» em que Carla Alves também titular.

Alegando que a discrepância patrimonial se explica por um «erro contabilístico», diz que tem justificações para todas as entradas e saídas de dinheiro, garantindo que não há «nenhuma entrada ilícita».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.