Seis pessoas ficaram desalojadas devido ao incêndio que deflagrou este domingo num restaurante da Baixa de Coimbra e que originou também um ferido grave, disse à agência Lusa uma fonte da Protecção Civil.
Por volta das 15h45, 73 operacionais estavam ainda no local, na rua da Sota, em trabalhos de rescaldo e “por precaução”, tendo em conta que na zona predominam edifícios antigos, alguns deles desabitados e degradados.
Detectado pouco antes das 08h30, o fogo “causou um ferido civil grave e seis desalojados”, informou a fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil da Região de Coimbra.
Durante os trabalhos de combate às chamas, entretanto concluído, “houve o cuidado de evacuar a área”, no centro histórico da cidade, retirando transitoriamente dezenas de moradores das suas habitações, acrescentou.
Além da PSP e da Polícia Municipal, presentes no local, participaram nos trabalhos de socorro e ataque ao incêndio operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e de oito corpos de bombeiros da região: Sapadores e Voluntários de Coimbra, bem como Voluntários de Brasfemes, Mealhada, Soure, Condeixa-a-Nova, Penacova e Pampilhosa do Botão.
O restaurante atingido pelas chamas situa-se numa zona do centro histórico da cidade, de traçado medieval, onde predominam imóveis com vários séculos.
A Igreja de São Bartolomeu, o Hotel Astória e a filial do Banco de Portugal são alguns dos edifícios próximos com reconhecido valor histórico e arquitectónico.
ovilaverdense@gmail.com
Foto: Diário de Coimbra