MUNDO

MUNDO -

Sem acordo. Trump ‘ataca’ Zelensky, que ‘bate a porta’ à Casa Branca

O Presidente norte-americano, Donald Trump, e o seu ‘vice’, JD Vance, acusaram esta sexta-feira o líder ucraniano de ser “desrespeitoso” numa reunião no Salão Oval, enquanto Volodymyr Zelensky pedia compromissos de segurança de Washington.

O presidente ucraniano deixou a Casa Branca e a conferência de imprensa prevista não se realizou. E o acordo sobre os minerais entre os dois países não foi assinado.

Donald Trump e Volodymyr Zelensky tiveram uma conversa extremamente tensa diante da imprensa no Salão Oval da Casa Branca, durante uma reunião na qual deveriam assinar um acordo sobre o acesso de Washington às riquezas minerais da Ucrânia e discutir um possível acordo de paz com a Rússia.

Trump disse que era “muito difícil” negociar com Zelensky, afirmou que o líder ucraniano deveria ser “grato” após ter-se colocado “numa posição muito má” e assegurou que não tinha “as cartas na mão”.

“O seu país está metido em grandes problemas. Não está a ganhar. Tem uma boa hipótese de sair bem devido aos EUA”, disse Donald Trump, já visivelmente irritado.

BIDEN, O “PRESIDENTE ESTÚPIDO”

“Demos-lhe, através daquele presidente estúpido, 350 mil milhões de dólares. (…) Sem o nosso equipamento militar, esta guerra teria terminado em duas semanas”, prosseguiu.

Enquanto isto, a embaixadora da Ucrânia nos EUA, Oksana Markarova, era vista de mãos na cabeça enquanto o presidente americano gritava com o homólogo ucraniano.

“Você está a apostar com a Terceira Guerra Mundial e o que você está a fazer é muito desrespeitoso com o país, este país que o apoiou muito mais do que muitas pessoas dizem que deveria ter sido feito”, acrescentou o chefe de Estado norte-americano.

JD Vance pediu a Volodymyr Zelensky para “dizer apenas obrigado”.

“Eu disse muitas vezes ‘obrigado’ ao povo americano”, respondeu Zelensky.

Donald Trump alertou o seu homólogo ucraniano que ele teria que fazer “compromissos”, enquanto Zelensky rejeitou fazê-lo com “o assassino” Vladimir Putin.

“Não há acordo sem compromisso. Então, definitivamente haverá alguns compromissos, mas espero que não sejam tão grandes quanto algumas pessoas pensam”, disse Trump aos repórteres ao receber Zelensky no Salão Oval.

O Presidente ucraniano garantiu que a Ucrânia “não faria concessões a um assassino”, referindo-se ao Presidente russo.

Com MadreMedia e TSF

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE