Foi com folclore que abriu, esta tarde, mais uma edição da Semana Cultural de Cabanelas, uma iniciativa que «alia tradição e inovação». O «ponto mais alto da cultura em Cabanelas» vai decorrer até ao próximo dia 27 de Julho.
A próxima será preenchida com diversas atividades culturais e recreativas, do encontro de coros aos concertos de fado e música clássica, a exposição de pintura e das bonecas “Namorar Portugal”, o teatro e o circo, entre outras.
«É um evento que dá muito trabalho, mas um grande evento da freguesia», assinalou o presidente da direção da Associação Cultural e Recreativa ‘Amigos de Cabanelas’, entidade promotora. «A nossa freguesia e o concelho beneficiam muito com esta atividade», fez ainda questão de sublinhar.
Destacou também as obras em curso na Sede da coletividade, para instalação das casas de banho e do camarim numa zona avançada do salão.
«Este é mais um cartaz bonito e uma oportunidade para aceder a cultura de forma gratuita», referiu a presidente de junta local, Anabela Rei, durante a cerimónia de abertura. «Destacou ainda a presença «de alguns artistas da nossa terra», referindo-se à jovem pintora Catarina Monteiro, que inaugurou a sua primeira exposição na freguesia ‘natal’, que se junta a Amélia e Ana, que expõem “Bonecas Namorar Portugal”.
«Esta é uma associação viva e ativa, que persiste», salientou o vice-presidente da câmara municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, referindo ainda que Cabanelas não para. Mostra a capacidade de iniciativa das gentes de Cabanelas, que dá um colorido muito vivo à freguesia».
A abertura esteve a cargo da Associação Etnográfica e Cultural do Rancho Folclórico da Vila de Prado.
PROGRAMA
Na segunda-feira, dia 22 de Julho, com início às 21h00, realiza-se um Encontro de Coros, com as presenças do Jubilate, Grupo Coral de Santa Eulália, Coro dos Escuteiros de Cabanelas, Grupo Coral do Mosteiro de Tibães, Coro Sénior da Academia de Música de Vila Verde e o Coro de São Bartolomeu de Tadim.
No dia seguinte, 23 de Julho, tem lugar o espetáculo de stand-up-comedy, por João Miguel Costa, a partir das 21h00.
A 24 de Julho, também às 21h00, realiza-se um espetáculo de circo, pelo “Dreams Magic Circus”.
Na quinta-feira, dia 25 de Julho, é a noite de fados, com a presença da fadista Paula Barroso, acompanhada por Francisco (guitarra portuguesa) e Henrique Lima (viola).
Na sexta-feira, dia 26 de Julho, assinala-se o “Dia dos Avós#«”, com missa, procissão e convívio, a partir das 17h30. À noite, atua a estrela do “The Voice Portugal” Daniel Fernandes.
No sábado, dia 27 de Julho, a semana cultural encerra com uma “Noite de Teatro”, pelo Grupo de Teatro da Associação Vamos a Isso – AVAI, que apresenta a peça “Um certo 25 de Abril”.
ovilaverdense@gmail.com