A Semana Santa de Braga foi uma das manifestações distinguidas no passado domingo, dia 22 de Outubro, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa. Reconhecida como Património Cultural Imaterial Nacional pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) desde Abril de 2022, a distinção teve lugar durante as comemorações dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.
A cerimónia contou com as presenças de Ana Ferreira, do Município de Braga, do Cónego Avelino Amorim, Presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, de Fernanda Barbosa, do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em representação da Semana Santa de Braga.
Refira-se que a Quaresma e as Solenidades da Semana Santa de Braga foi reconhecida como Património Cultural Imaterial Nacional pela DGPC em abril de 2022, após submissão da proposta pelo Município de Braga em 2016, que contou com a participação ativa da Comissão da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga através das entidades que integram a mesma comissão.
A Quaresma e as Solenidades da Semana Santa de Braga integram uma lista com perto de meia centena de manifestações culturais de âmbito imaterial, que também foram distinguidas na sessão.
Recorde-se que, até ao final do mês, está patente no Museu Pio XII a exposição “Semana Santa, uma perspectiva europeia”, altura em que a Comissão da Semana Santa de Braga receberá os avaliadores do Conselho da Europa com quem tem trabalhado para a criação de um novo Itinerário Cultural Europeu, evidenciando a forma como a cidade vive este período.
ovilaverdense@gmail.com