BRAGA -

BRAGA - -

Semana Santa de Braga na apresentação da Rede Europeia de Celebrações em Madrid

A feira internacional de turismo FITUR, em Madrid, Espanha, foi o palco escolhido para a apresentação pública mundial da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, de que a Semana Santa de Braga faz parte.

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga esteve representada pelo seu presidente, cónego Avelino Marques Amorim, pela vereadora da Cultura da Câmara de Braga, Lídia Dias; pelo representante da entidade regional de Turismo Porto e Norte, Marco Sousa, e pelos membros da comissão, Rui Ferreira e Abel Rocha.

O encontro serviu também para apresentar a identidade visual e o sítio oficial da Rede – disponível em www.holyweekeurope.com, trabalhos desenvolvidos pelo estúdio bracarense Pi Creative Studio.

Esta rede surge com o objectivo de preservar, proteger e disseminar o património cultural, material e intangível, que são as celebrações da Semana Santa e da Páscoa dos seus 18 destinos membros.

A actual presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Rosario Andújar, explicou que a ideia de criar a Rede pretende igualmente apostar na redistribuição do turismo para outros destinos menos massificados, com características comuns, contribuindo para a prática de um turismo mais sustentável e criar redes de cooperação com agentes culturais e turísticos que aprofundem e realcem a autenticidade, singularidade e contexto social dos destinos. Fomentar actividades educacionais, bem como promover investigação sobre esses costumes e tradições próprias são outros objectivos.

ITINERÁRIO CULTURAL EUROPEU

Neste sentido, Rosario Andújar destacou o trabalho que vem sendo realizado nesta Rede desde a sua criação, em Março de 2019, com o objectivo de apresentar uma candidatura como Itinerário Cultural Europeu.

“Este trabalho conjunto dos 18 destinos que atualmente compõem a Rede Europeia da Semana Santa das Celebrações Semana Santa e Páscoa é um compromisso com a glocalização – uma rede europeia de trabalho em que os pensamentos são globais, mas as acções têm um impacto local”, disse Andújar.

REDE

Da Rede fazem parte os seguintes municípios: Braga, Palermo e Caltanissetta, da Sicília (Itália); Birgu, em Malta; Skofja Loka, Eslovênia; Alcalá la Real em Jaén; Baena; Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona; Écija em Osuna; Utrera em Sevilha; Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia; e Viveiro em Lugo.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE