Semana Santa de Braga valoriza identidade e pode ter retorno económico até 16 milhões de euros

A Semana Santa de Braga, que este ano decorre de 29 de março a 05 de abril, na antecâmara da Páscoa, é um momento de celebração da identidade da cidade e pode representar um retorno económico até 16 milhões de euros, de acordo com as estimativas apresentadas esta quinta-feira.

Na conferência de imprensa de lançamento do evento, o presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, sublinhou a importância deste período como um dos momentos mais marcantes da identidade coletiva da cidade.

“A Semana Santa de Braga é um tempo maior da nossa cidade: de fé para muitos, de comunidade para todos, e de património vivido que nos define”, afirmou o autarca.

Na sua intervenção, João Rodrigues destacou que a Semana Santa de Braga afirma-se pela “conjugação singular entre a dimensão religiosa e uma programação cultural de qualidade”, desenvolvida desde o início da Quaresma, reforçando a vivência comunitária, a valorização do património e a projeção externa de Braga.

“Uma tradição não tem de ser um peso que se arrasta. Pelo contrário: temos a obrigação de a cuidar, de a fomentar e de a tornar maior, com rigor, com dignidade e com ambição para Braga”, salientou.

IMPACTO ECONÓMICO

João Rodrigues apontou também o impacto positivo da Semana Santa na dinâmica turística e na economia local, pela capacidade de atrair visitantes e de reforçar a imagem de Braga como cidade de cultura, património e acolhimento.

A este nível, o presidente da Associação Empresarial de Braga (AEB), Daniel Vilaça, que se referiu a este período como um dos “momentos mais relevantes do ano para a economia local”, disse que as previsões apontam para um retorno económico que pode chegar aos 16 milhões de euros.

“Com base no impacto de 14,6 milhões de euros em 2025, e assumindo condições meteorológicas favoráveis, a AEB projeta para 2026 um crescimento entre 5% e 10%, o que corresponde a um impacto económico estimado entre 15,3 milhões e 16 milhões de euros”, disse Daniel Vilaça.

Segundo o presidente da AEB, “esta projeção traduz um cenário realista, mas ambicioso, de retoma do consumo, de aumento da procura turística e de reforço da atividade económica nos setores do comércio, da restauração, do alojamento e dos serviços”.

PROCISSÕES SÃO ATRATIVO

Entre a vasta programação, destacam-se as procissões, que voltam a ser o momento alto. No Domingo de Ramos (29 de março) há Procissão dos Passos, com saída da Igreja de São Paulo, às 17h00, ficando os restantes três cortejos para durante a semana, em período noturno (21h30).

Como sempre, a Procissão da Burrinha sai na quarta-feira da Igreja de São Victor, a Procissão do Senhor Ecce Homo da Igreja da Misericórdia na quinta-feira e a Procissão do Enterro do Senhor, a última, sai da Sé na sexta-feira à noite.

Caso as condições meteorológicas não permitam a realização das procissões, será realizado um breve momento catequético e explicativo na igreja de onde deveria sair.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais