Sessão de encerramento do Projecto “Vil´Arte Educativa” teve lugar esta quinta-feira

Decorreu esta quinta-feira no salão nobre do Município de Vila Verde a sessão de encerramento do Projecto “Vil´Arte Educativa”, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

A Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Júlia Fernandes, conduziu a sessão que contou, também, com a participação dos Directores dos Agrupamentos de Vila Verde, Moure e Ribeira do Neiva, e da Escola Secundária de Vila Verde, de Idílio Nunes, Director Pedagógico da Academia de Música de Vila Verde, em representação do projecto “Doce Som do Sucesso” e do Prof. José Alberto Martins, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, em representação da acção “A Arte como Instrumento de sucesso”. Marcaram ainda presença o Prof. Aquiles Ribeiro, da Escola Secundária de Vila Verde, em representação do projecto “Olhar pela Lente”, que fez a sua intervenção através da plataforma zoom, tendo a sessão sido encerrada por Rafael Amorim, Primeiro Secretário da CIM Cávado. Estiveram ainda presentes o Consultor do PIICIE do Cávado, António Batista e as equipas técnicas da Divisão de Educação do Município e da CIM Cávado.

Em comunicado enviado, pode ler-se que a Vereadora da Educação começou por referir que «o projecto esteve no terreno nos anos lectivos 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020, nos Agrupamentos de Escolas de Vila Verde, Moure e Ribeira do Neiva e na Escola Secundária de Vila Verde e integrou as acções: Doce som do Sucesso, A Arte como Instrumento de Sucesso, Olhar pela Lente e, finalmente, uma acção de Monotorização e Avaliação”.

A sessão de encerramento teve como objectivo «marcar o término deste projecto, apresentando o percurso de intervenção desenvolvido nas várias acções/actividades e os principais resultados gerados com o projecto».

ENVOLVIMENTO DE 2179 ALUNOS NAS ACTIVIDADES DE COMBATE AO INSUCESSO ESCOLAR

Na mesma nota, pode ainda ler-se que Júlia Fernandes apontou no decorrer da sessão que se «destacaram como principais resultados de intervenção e níveis de execução deste projecto, ao longo dos anos lectivos de 2017 a 2020, a implementação de 94.40% das medidas previstas e o envolvimento do volume global de 2179 alunos nas actividades de combate ao insucesso escolar».

A Vereadora reforçou também que «o projecto, na sua globalidade, teve impactos muito positivos na diminuição da taxa de retenção e desistência, bem como, na taxa de alunos com níveis negativos».

«A ARTE COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO»

De salientar que a acção “A Arte como Instrumento de Sucesso”, integrada na Oferta Complementar de Escola, cujo tratamento dos dados obtidos permitiu «demonstrar que esta intervenção criou condições objectivas e mensuráveis para potenciar o sucesso escolar dos alunos-alvo de intervenção, nomeadamente no que respeita à capacidade de raciocínio, atenção, concentração e memória».

De notar que este projecto foi co-financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu e Programa Regional Norte 2020.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais