As sessões das Assembleias Municipais de Braga vão passar a integrar intérpretes de língua gestual. Em nota enviada, o Município de Braga explica que esta medida permite «facilitar a interacção social com os munícipes surdos ou com algum tipo de dificuldade auditiva, garantindo a adequada prestação do serviço público municipal, numa lógica de igualdade de tratamento e de acesso à informação».
Assim, por forma a «mitigar os constrangimentos comunicacionais», todas as sessões serão «integralmente acompanhadas de interpretação em língua gestual, permitindo a um número alargado de cidadãos portadores de deficiência auditiva o acompanhamento das reuniões e, dessa forma, o exercício de cidadania plena que implica o conhecimento e escrutínio da actividade da Assembleia Municipal».
JÁ A PARTIR DE AMANHÃ
O recurso à língua gestual vai ser implementada já a partir desta sexta-feira, 19 de Março, numa sessão que tem início marcado para as 21h00, no Altice Forum Braga.
Como habitualmente, as sessões da Assembleia Municipal de Braga têm transmissão online, em directo, através da página de Facebook do Município de Braga.