‘Sexta-feira 13’ é sinal de romaria à capital do Barroso, Montalegre. Hoje, a vila de Montalegre vive mais uma ‘Noite das Bruxas’, sempre associada à ‘Sexta 13’, a última de 2023. Não faltarão espetáculos de cor e luz, muito misticismo e muita animação de rua.
A vila prepara-se para acolher milhares de visitantes que rumam a Montalegre para uma jornada de lazer, diversão e, em parte, de partilha dos saberes e sabores do Barroso.
Desde 2002, a celebração da “Sexta 13” inclui animação de rua, fogo de artifício, espetáculos, a queima das bruxas e a presença de figuras do além e demónios.
Entre as atividades programadas, destaca-se a tradicional queimada, uma bebida feita de aguardente, limão, maçã, canela e açúcar, que será preparada pelo padre António Fontes.
Antigamente, era servida com a crença de que ajudava a aliviar gripes e dores de garganta.
Este ritual é um dos momentos mais aguardados da noite, contribuindo para a atmosfera mística e peculiar do evento.
PROGRAMA
A programação arranca, como habitualmente, às 13h13, momento da abertura de uma feira de comes e bebes, a que se junta a animação musical.
A Tuna Académica da Universidade do Minho vai atuar no palco da Praça do Município, por volta das 21h00.
O sempre imponente (e muito esperado espetáculo piromusical) está marcado para as 23h00.
A “Sexta 13” segue para 14, pela noite dentro, sendo que a partir da meia-noite a animação musical ficará a cargo da Kumpania Algazarra, uma banda folk portuguesa que mistura influências de sonoridades ciganas, árabes e latinas com os ritmos do reggae.
ovilaverdense@gmail.com