Esta sexta-feira marca uma subida acentuada da temperatura e o dia vai mesmo ser ‘escaldante’, com a máxima a rondar os 38ºC em grande parte do território do Minho, sobretudo nos concelhos de interior.
O aviso amarelo está ativo até às 18h00 de sábado, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
DE acordo com o IPMA, regista-se esta sexta-feira uma «subida generalizada dos valores da temperatura do ar, em especial da máxima, sendo de esperar máximas acima de 30°C na maior parte do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre os 35 e 40°C na generalidade do interior».
Alerta ainda que «em muitos destes locais poderão ser ultrapassados 40°C, em especial no interior do Alentejo, nos vales dos rios Tejo e Douro e no nordeste transmontano, sendo esta a região onde se esperam as anomalias mais significativas da temperatura do ar».
Na maior parte do território, os valores mais elevados da temperatura deverão ser registados no sábado, acrescenta.
O IPMA apontou ainda que a temperatura mínima também irá registar uma subida, sendo previstas noites tropicais (mínimas acima de 20°C) em muitos locais do interior e no sotavento algarvio.
No litoral Norte, o IPMA aponta para temperaturas mais moderadas, devendo rondar os 24 a 28 graus na costa entre Moledo (Caminha) e Esposende.
ovilverdense@gmail.com